Chamado de "Alinhamento Planetário", evento será possível ser visto a olho nu em todo o mundo.
Apesar da raridade, alguns planetas que participam do fenômeno poderão ser observados em todo o mundo a olho nu, sem a necessidade de telescópios, com exceção apenas para Urano e Netuno. No Brasil, o evento ficará visível no fim da noite, pouco antes do nascer do sol.
Aos interessados em visualizar o fenômeno, o aplicativo Sky Tonight vai tornar possível indicar o melhor lugar para observar o Alinhamento Planetário desta terça, além localizar qual planeta o usuário estará vendo. A ferramenta mapeia a posição de todos os planetas do sistema solar ao vivo, mas também prevê onde eles vão estar dependendo do dia e horário.
Como saber o horário do Alinhamento?
No Sky Tonight - que está disponível para dispositivos iOS e Android - primeiro abra a sessão de calendário na parte de baixo da tela. A partir daí, vá para a aba Céu, e você verá os esquemas e os horários do crepúsculo para cada dia.
Escolha a data desejada e verifique o horário do nascer do sol em sua localização (o horário próximo ao ícone do Sol e a seta para cima). O aplicativo também permite que você aponte a câmera do celular para o céu, permitindo que ele identifique a posição dos planetas e estrelas.
Para isso, basta clicar no ícone azul no canto direito inferior da tela e permitir o acesso da ferramenta à câmera. Depois, aponte o celular para o céu e observe a sobreposição de informações sobre constelações e outros elementos espaciais.
A StarWalk, criadora do Sky Tonight, recomenda aos interessados em vislumbrar o fenômeno que "encontrem um lugar com um céu escuro e sem poluição luminosa e com uma visão desimpedida do horizonte (sem obstáculos como árvores ou construções altas)".
O que é um Alinhamento Planetário?
"Alinhamento Planetário' é um termo usado em astronomia para descrever o momento em que vários planetas se reúnem em uma pequena área do céu. Este evento também pode ser chamado coloquialmente de "parada planetária".
De acordo com a Nasa, esse fenômeno é puramente visual e surge por conta da posição orbital da Terra em torno do Sol. Isso porque, a partir da perspectiva terrestre, os outros planetas são vistos em uma linha imaginária, chamada de "elíptica", o que cria a ilusão de alinhamento.
Mesmo com o ápice acontecendo nesta terça-feira, grande parte do alinhamento ainda pode ser visto por todo o mês de janeiro. E na próxima terça-feira (28), Mercúrio vai se juntar ao fenômeno e poderá ser visto junto dos outros até o fim de fevereiro.
*Sob supervisão da jornalista Mariana Lazari
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
21.01.2025