Os informes são emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e válidos até esta quarta-feira (5)
Ao todo, são dois avisos amarelos (perigo potencial) e um laranja (perigo). Nos primeiros casos, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
No entanto, no terceiro alerta, esse risco aumenta consideravelmente, com a possibilidade de ventos intensos de 60 quilômetros por hora a 100 km/h.
Entenda a classificação de risco do Inmet
- Perigo potencial (amarelo): Situação meteorológica potencialmente perigosa;
- Perigo (laranja): Situação meteorológica perigosa. A população deve se manter vigilante e buscar se informar regularmente sobre as condições meteorológicas previstas e sobre os riscos que possam ser inevitáveis;
- Grande perigo (vermelho): Situação meteorológica de grande risco, com previsão de fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou à vida humana. A população deve se manter informada sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos e seguir as instruções e conselhos das autoridades, além de se preparar para medidas de emergência.
Cidades com risco de chuvas
Segundo o Inmet, todos os 184 municípios cearenses estão sob perigo potencial de chuvas até esta quarta (5). No entanto, em 33,15% deles, incluindo Fortaleza, Região Metropolitana e o norte e o noroeste do Estado, o risco é maior, e, portanto, o alerta é de "perigo". Veja a lista de cidades com alerta de chuvas perigosas:
- Acarape
- Acaraú
- Amontada
- Apuiarés
- Aquiraz
- Aracati
- Aracoiaba
- Barreira
- Barroquinha
- Beberibe
- Bela Cruz
- Camocim
- Caridade
- Cascavel
- Caucaia
- Chaval
- Chorozinho
- Cruz
- Eusébio
- Fortaleza
- Fortim
- Granja
- Guaiúba
- Horizonte
- Icapuí
- Irauçuba
- Itaiçaba
- Itaitinga
- Itapajé
- Itapipoca
- Itarema
- Jaguaruana
- Jijoca de Jericoacoara
- Maracanaú
- Maranguape
- Marco
- Martinópole
- Massapê
- Miraíma
- Morrinhos
- Ocara
- Pacajus
- Pacatuba
- Pacoti
- Palhano
- Palmácia
- Paracuru
- Paraipaba
- Pentecoste
- Pindoretama
- Redenção
- Santana do Acaraú
- São Gonçalo do Amarante
- São Luís do Curu
- Senador Sá
- Trairi
- Tururu
- Umirim
- Uruburetama
- Uruoca
- Viçosa do Ceará
Fonte: Inmet
Previsão do tempo
Já nesta quarta (5), o órgão prevê:
- Madrugada: chuva no litoral de Fortaleza, no litoral do Pecém, no litoral Norte, na região da Ibiapaba e nos sertões Central e Inhamuns, além de alta possibilidade de chuvas isoladas nas demais macrorregiões.
- Manhã: chuva no litoral de Fortaleza, no litoral do Pecém, no litoral Norte, na região da Ibiapaba e nos sertões Central e Inhamuns. No Cariri e na região Jaguaribana, alta possibilidade de chuva isolada.
- Tarde: alta possibilidade de chuva isolada no litoral de Fortaleza e no litoral do Pecém. Nas demais macrorregiões, céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva.
- Noite: chuvas isoladas nas regiões Jaguaribana e do Cariri e nos sertões Central e Inhamuns, além de alta possibilidade de chuva isolada no litoral de Fortaleza, na região de Ibiapaba e no Maciço de Baturité.
A Funceme atribui as chuvas destes dias ao posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan) e às áreas de instabilidade associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações no Ceará durante a quadra chuvosa.