Com presença do governador Elmano, Consórcio Nordeste assina memorando com Ministério da Fazenda para fortalecer transição energética - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Com presença do governador Elmano, Consórcio Nordeste assina memorando com Ministério da Fazenda para fortalecer transição energética

Com presença do governador Elmano, Consórcio Nordeste assina memorando com Ministério da Fazenda para fortalecer transição energética

Compartilhar isso

 

Assinatura com o Ministério da Fazenda ocorreu durante reunião do Consórcio Nordeste, em Brasília

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou nesta quarta-feira (5), em Brasília, da primeira Assembleia Geral Ordinária de 2025 do Consórcio Nordeste. Na oportunidade, também foi realizada posse do novo presidente da autarquia, o governador do Piauí, Rafael Fonteles.

O chefe do Executivo cearense afirmou que para 2025 o objetivo é fortalecer ainda mais a atuação em conjunto entre os estados da Região para defender os interesses do povo nordestino em diversas áreas. Elmano de Freitas falou sobre os temas abordados e destacou algumas prioridades alinhadas durante o encontro.

“Entre elas [prioridades] está a pauta da regulamentação da Reforma Tributária; a regulamentação da compensação no que diz respeito às dívidas que os estados tinham, e os estados do Nordeste também precisam ser contemplados; o Plano Nacional de Educação, priorizando a escola em tempo integral, e a decisão de royalties [Petróleo], que os estados do Nordeste têm muito recurso a receber e, em virtude de uma decisão liminar do Supremo, estamos querendo que o Supremo possa julgar, pois temos convicção de que esse recurso pode ser distribuído para todo País”, detalhou Elmano de Freitas.

Além dos governadores e governadoras, a posse contou com a presença dos ministros de Estado da Fazenda, Fernando Haddad; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho; da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos; e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

Desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão

Na ocasião, o Consórcio Nordeste firmou duas parcerias. A primeira foi com o Ministério da Fazenda, firmada por meio de Memorando de Entendimento, com o objetivo de promover a transformação ecológica e potencializar a transição energética no Nordeste brasileiro. Nesse sentido, o Plano de Transformação Ecológica pretende viabilizar a preservação dos ecossistemas, especialmente o bioma da Caatinga, o desenvolvimento de projetos de energias renováveis, a compensação ambiental e o crescimento econômico alinhado às metas de descarbonização e inclusão social.

Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a transição energética é um passo decisivo para o fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico da Região. “Celebramos esses dois anos de parceria com os governadores do Nordeste. Nós dobramos o repasse em termos de empréstimos e aval do Tesouro sobretudo para os estados do Nordeste. Em nossa plataforma de investimentos verdes, dos US$ 12 bilhões da plataforma, US$ 6 bilhões são no Nordeste. A Fazenda abraçou a transformação ecológica como um vetor de desenvolvimento e, entre outras coisas, tem hidrogênio verde, data center, eólica, offshore, amônia verde, uma série de coisas em que o Nordeste tem uma vantagem competitiva plena. Os investidores muitas vezes nos procuram já com foco no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte”, citou o ministro.

Só para a cadeia produtiva do hidrogênio verde, o Ceará tem mais de 40 Memorandos de Entendimento com empresas nacionais e estrangeiras assinados, sendo que seis já evoluíram para pré-contratos firmados com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. É projetado para 2030 investimentos da ordem de USD$ 8 bilhões e cerca de 80 mil empregos. A produção estimada de H2V no Porto do Pecém é de 1 milhão de toneladas em 2030 com 6 GW de eletrólise.

Neste momento decisivo para a Região e para o Brasil, o novo presidente do Consórcio Nordeste, governador Rafael Fonteles, reforça o compromisso de posicionar o Nordeste como peça-chave no projeto estratégico de desenvolvimento do País. “A grande oportunidade do Nordeste para se industrializar fortemente é essa vantagem competitiva que o Nordeste tem em energia limpa e geração de energia limpa. Só para ter uma ideia, o Piauí produz mais de sete vezes a energia que consome em uma matriz elétrica 100% limpa. Isso é um atrativo para a indústria de data center, hidrogênio e siderurgia verde, e várias outras indústrias”, destacou o governador do Piauí.

A segunda parceria, firmada entre o Consórcio Nordeste e a Secretaria-Geral da República, constitui-se de um Protocolo de Intenções para a promoção do PAS Nordeste, que incentiva a produção e consumo de alimentos saudáveis nos territórios nordestinos.

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - texto
- fotos

Cariri Ativo

06.02.2025