Nove policiais são demitidos suspeitos de crimes de homicídios, corrupção e extorsão - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Nove policiais são demitidos suspeitos de crimes de homicídios, corrupção e extorsão

Nove policiais são demitidos suspeitos de crimes de homicídios, corrupção e extorsão

Compartilhar isso

 

Foto de apoio ilustrativo (fachada da CGD). Crimes foram apurados pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) / Crédito: Aurélio Alves
Agentes foram alvo de Processos Administrativos Disciplinares (PADs) abertos na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD)

Autor Mirla Nobre

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), assinou a demissão de nove policiais, sendo oito agentes penais e um civil. Os policiais são suspeitos de praticar crimes de homicídios, corrupção e extorsão. A decisão foi publicada na última sexta-feira, 31 de janeiro, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os policiais penais são Anderson Laureno Clementino; Milton Oliveira Martins Neto; Ítalo Emmnuel Cardoso Soares; Antônio Damasceno Júnior; Francisco Doreslandes Lameu Timbó Júnior; Fernando José Evangelista dos Santos; Ítalo Roney Barroso Soares; Victor Mateus The Távora e o inspetor de Polícia Civil Marcondes Nanglê Gomes Quirino.

Policiais demitidos: entenda cada caso 

Um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto contra o policial penal Anderson Laureno Clementino em razão de um homicídio contra o policial militar William dos Santos Medeiros e pela tentativa de outro homicídio contra um homem durante uma confusão em um bar. Os casos foram registrados em março de 2023, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Outra demissão relacionada ao crime de homicídio foi contra o inspetor da Polícia Civil Marcondes Nanglê Gomes Quirino. O crime aconteceu em março de 2018, no município de Jijoca de Jericoacoara, a 282,91 quilômetros de Fortaleza. O agente teria matado a vítima ao lado de mais três policiais militares e um ex-PM.

O policial penal Milton Oliveira Martins Neto foi demitido dentro do PAD aberto na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) em razão do crime de corrupção. O agente teria recebido R$ 190 mil para facilitar a fuga de 15 presos de uma unidade prisional no Estado e estaria na guarda de armas entregues por uma facção criminosa.

Outro agente penal foi demitido por ter sido autuado em flagrante pela suposta prática dos crimes de corrupção passiva, tráfico de drogas e associação ao tráfico. O policial penal Victor Mateus The Távora foi autuado pelos crimes em outubro de 2023.

Em junho de 2021, o policial penal Ítalo Emmanuel Cardoso Soares foi preso em flagrante por suspeita de participar de uma extorsão de R$ 25 mil, no bairro Dunas, em Fortaleza. O agente também integra a lista do policiais demitidos.

Dois agentes foram demitidos em virtude de faltas acumuladas no trabalho. O policial penal Antônio Damasceno Júnior teria faltado, injustificadamente e de maneira interpolada, aos plantões dos meses de fevereiro, março, abril e maio de 2019, em uma unidade prisional do Estado, contabilizando um total de 86 dias não trabalhados.

Já o policial penal Fernando José Evangelista dos Santos é apontado pela suposta prática de abandono de cargo. O agente teria mais de 60 dias de faltas, no período de março a julho de 2020, conforme a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP).

O policial penal Francisco Doreslandes Lameu Timbó Júnior foi demitido em razão de ter apresentado dois atestados médicos falsos no ano de 2021, com a finalidade de abonar suas faltas aos respectivos plantões.

Já o policial penal Ítalo Roney Barroso Soares teria comparecido ao serviço até o plantão do dia 19 de agosto de 2017, ausentando-se de uma unidade prisional sem qualquer comunicação. A unidade informou não ter conseguido manter contato com o policial após diversas tentativas por meio telefônico.

opovo.com.br

Cariri Ativo

05.02.2025