Legenda: Trump em realizado diversas medidas que reduz gradualmente as relações diplomáticas dos Estados Unidos com o resto do mundo
Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP
Presidente dos Estados Unidos ainda pediu a revisão do financiamento estadunidense para a organização.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou o país de várias agências da ONU e do Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão do qual não é membro, mas observador. Em decisão assinada nesta terça-feira (4), ele ainda pediu uma revisão do financiamento estadunidense para a organização.
Com isso, estão suspensos os financiamentos estadunidenses para a agência da ONU voltada aos refugiados palestinos (UNRWA). A decisão foi tomada "em vista das numerosas medidas adotadas por vários órgãos da ONU que demonstram um profundo viés antiamericano", declarou Will Scharf, assessor de Trump, ao apresentar o documento ao presidente dos EUA para sua assinatura.
A suspensão da contribuição financeira à UNRWA ocorre após Israel fazer acusações, em janeiro de 2024, de que alguns funcionários da organização participaram dos ataques do Hamas em outubro de 2023.
O decreto busca "revisar o envolvimento estadunidense" na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
"De maneira mais geral, a ordem executiva pede uma revisão da participação e financiamento americano na ONU à luz das disparidades absurdas nos níveis de financiamento entre os diferentes países", disse o assessor.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
05.02.2025