Açude Gavião, em Pacatuba, sangra e Ceará chega a 25 reservatórios com capacidade máxima - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Açude Gavião, em Pacatuba, sangra e Ceará chega a 25 reservatórios com capacidade máxima

Açude Gavião, em Pacatuba, sangra e Ceará chega a 25 reservatórios com capacidade máxima

Compartilhar isso

 

Imagem de apoio ilustrativo. Ceará tem 25 açudes sangrando nesta terça-feira, 11 / Crédito: FCO FONTENELE
Gavião é o quarto maior açude sangrando no Ceará. Ele faz parte da bacia hidrográfica Metropolitana, que tem a maior quantidade de reservatórios cheios.

 Autor Alexia Vieira

O açude Gavião, localizado em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), sangrou nesta terça-feira, 11, conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Com ele, o Ceará tem 25 reservatórios com a capacidade máxima preenchida.

O Gavião tem capacidade para armazenar 33,45 hectômetros cúbicos (hm³) de água. Em 2024, o açude de Pacatuba verteu no dia 18 de maio, último mês da quadra chuvosa.

Ele é o quarto maior açude sangrando no Estado, atrás apenas dos reservatórios Itaúna (72,40 hm³), Forquilha (50,13 hm³), Tucunduba (39,37 hm³) e Acaraú Mirim (36,72 hm³).

Veja lista de açudes sangrando no Ceará:

  1. Acarape do Meio, em Redenção

  2. Acaraú Mirim, em Massapê

  3. Amanary, em Maranguape

  • Arrebita, em Forquilha

  • Caldeirões, em Saboeiro

  • Cauhipe, em Caucaia

  • Colina, em Quiterianópolis

  • Forquilha, m Foquilha

  • Gameleira, em Itapipoca

  • Gavião, em Pacatuba

  • Gerardo Atimbone, em Sobral

  • Germinal, em Palmácia

  • Itapajé, m Jaguaribara

  • Itapebussu, em Maranguape

  • Itaúna, em Granja

  • Jenipapo, em Meruoca

  • Maranguapinho, em Maranguape

  • Pesqueiro, em Capistrano

  • Quandú, em Itapipoca

  • São Pedro Timbaúba, em Miraíma

  • São Vicente, em Santana do Acaraú

  • Sucesso, em Tamboril

  • Tijuquinha, em Baturité

  • Tucunduba, em Senador Sá

  • Várzea da Volta, em Moraújo

  • Com o Gavião, a bacia hidrográfica Metropolitana tem nove açudes sangrando. Outros cinco estão com mais de 90% da capacidade preenchida, incluindo o maior reservatório da bacia: Pacajus, com 253,73 hm³.

    A segunda bacia com a maior quantidade de açudes vertendo é a do Acaraú, com cinco, seguida da bacia do Litoral, com quatro, e a do Coreaú, com três.

    Os dados refletem a distribuição das chuvas no Ceará. Em fevereiro, choveu quase o dobro do esperado para o período na bacia Metropolitana. Curu e Litoral tiveram 67,2% e 46,6% a mais de precipitações do que a média do mês, respectivamente.

    Ao todo, o Ceará tem 47,58% de reserva hídrica. Em 2024, no mesmo período, a capacidade preenchida dos açudes era de 41,15%.

    Previsão do tempo

    A partir desta quarta-feira, 12, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê uma redução nos volumes pluviométricos. Em Fortaleza e na RMF, é esperada a diminuição da nebulosidade.

    Com isso, as temperaturas devem ter um aumento gradativo, principalmente no Centro-Sul do Estado.

    Apesar disso, os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para perigo e perigo potencial relacionados a chuvas fortes no Ceará continuam vigentes até as 10 horas desta quarta-feira.

    opovo.com.br

    Cariri Ativo

    12.03.2025