Defesa Civil Nacional inicia capacitação no Nordeste para expandir alerta emergencial - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
anuncio

demo-image
inicia

Defesa Civil Nacional inicia capacitação no Nordeste para expandir alerta emergencial

Compartilhar isso

 

Nova tecnologia permite que os alertas cheguem de forma rápida aos cidadãos em situações de emergência (Foto: Yasmin Fonseca/MIDR)

Treinamentos acontecem nas capitais nordestinas entre 31 de março e 5 de abril.

A Defesa Civil Nacional dá mais um passo na nacionalização do Defesa Civil Alerta (DCA), com o início das capacitações in loco nos estados do Nordeste. De 31 de março a 5 de abril, nove equipes serão mobilizadas para treinar agentes estaduais na utilização do novo sistema de alertas.
 

Cada equipe será composta por um representante da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e dois agentes de proteção e defesa civil especialistas em emissão de alertas. O objetivo é garantir que os estados estejam preparados para operar o DCA, ferramenta essencial para prevenção de desastres.
 

O Defesa Civil Alerta (DCA) é uma ferramenta de envio de alertas de emergência, que utiliza sistema de transmissão via telefonia celular (cell broadcast) para emitir alertas sonoros e/ou visuais informando sobre iminência de risco de desastres. Os alertas fornecem ainda orientações de como agir para se proteger.
 

Proteção e segurança para a população
 

O objetivo dessa nova tecnologia é proporcionar maior segurança à população, sendo complementar às outras ferramentas de alerta de emergência (SMS, TV por assinatura, Whatsapp, Telegram e Google Public Alerts) disponíveis para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco iminente.
 

“O compromisso do Governo Federal é levar proteção e segurança para a população. Essa nova tecnologia permitirá que os alertas cheguem de forma rápida aos cidadãos em situações de emergência, como inundações, alagamentos e deslizamentos”, afirmou o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Tiago Schnorr.
 

Desde o dia 4 de dezembro de 2024, todos os estados das regiões Sul e Sudeste estão aptos a utilizar essa tecnologia. Alertas reais já foram enviados à população, tendo em vista que houve registro de situação crítica que atingisse os critérios para envio do DCA.
 

Regiões Norte e Centro-Oeste
 

A capacitação no Nordeste marca o início da etapa da expansão nacional do sistema, que também será implementado nas regiões Norte e Centro-Oeste. Com essa ampliação, a Defesa Civil Nacional reforça sua estratégia de prevenção e resposta a desastres em todo o território brasileiro, utilizando a tecnologia para salvar vidas.


Assessoria de Comunicação Social 
(61) 2034-5498/ 2034-5399 


Cariri Ativo


26.03.2025