Nasa atualiza tamanho de asteroide com chances de colidir com a Terra em 2032 e monitora outros 7 - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
anuncio

demo-image
MONITORA

Nasa atualiza tamanho de asteroide com chances de colidir com a Terra em 2032 e monitora outros 7

Compartilhar isso

 

Asteroide YR4 em representação gráfica / Crédito: ESA/Divulgação
Asteroide conhecido como YR4 faz parte do grupo de corpos celestes com riscos de colisão com Terra; Confira outros:

Autor Arthur Albano/Especial para O POVO

Asteroide com chance de colidir com a Terra? A Agência de Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (Nasa) monitora atualmente oito asteroides que apresentam algum risco — ainda que mínimo — de colisão com o planeta. Entre eles está o YR4, que teve seu tamanho atualizado pela agência na última semana.

Descoberto em dezembro de 2024, estimava-se, a partir da observação de telescópios terrestres, que o objeto celeste medisse entre 40 a 90 metros. Em fevereiro de 2025, cálculos de sua trajetória chegaram apontar um risco de 3,2% em 2032.

No entanto, novas medições realizadas com suporte do Telescópio Espacial James Webb estimam que o tamanho do asteroide seja algo de 53 a 67 metros, o equivalente a um prédio de dez andares. As informações foram atualizadas no último dia 2, em publicação no site da Nasa. 

Monitorado pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, o YR4 agora tem mais chances de colidir com a Lua. 

Os números divulgados pela última atualização da agência espacial calculam que as chances do YR4 colidir com a Terra são de 0,003%, enquanto há 1,7% dele colidir com a Lua.

Nasa monitora 8 asteroides que apresentam risco de colisão com a Terra

Em janeiro deste ano, a Nasa divulgou que não há nenhum outro grande asteroide conhecido com probabilidade de impacto acima de 1%.

Para além do YR4, há uma lista de outros sete corpos celestes que permanecem em observação. Confira:

  • Bennu: Com cerca de 500 metros de diâmetro e bilhões de quilos, o Bennu pode colidir com a Terra em setembro de 2182, a probabilidade do impacto, porém, é de apenas 0,037%.
  • Apophis: Nomeado em homenagem ao deus egípcio do Caos, o asteroide Apophis possui cerca de 340 metros de comprimento e cerca de 20 milhões de toneladas. 
  • 2011 UL21: Com 2,3 km de diâmetro, o asteroide conhecido como “assassino de planetas” passou "próximo" sa terra em 27 de junho de 2024. Trajetória que ele completa a cada 34 anos 
  • 1950 DA: Com chances de 1 em 30 mil de atingir a terra, este asteroide, que já esteve no topo da lista de potencialmente perigosos para o planeta, possui cerca de 1,3 km de diâmetro.
  • 2007 FT3: Visto pela primeira vez em 2007, este asteroide possui um tamanho equivalente ao Capitólio dos Estados Unidos e foi classificado como potencialmente perigoso, com previsão para passar próximo da Terra em 2067, mas sem risco de colisão.
  • 1979 XB: Do tamanho da ponte Golden Gate, a probabilidade de colidir com a Terra é de 0,00001% a 0,00006%. Os cálculos indicam que caso a pequna chance se concretize, o corpo celeste pode atingir a Terra entre 2056 e 2113. Ele foi observado pela última vez em 1979.
  • 2023 DW: Com 50 metros de diâmetro, do tamanho de uma piscina olímpica, o asteroide pode atingir a Terra no Dia dos Namorados de 2046, mas possui cerca de 99,82% de chances de passar inofensivamente.

Como se calcula o perigo de um asteroide? 

O perigo desses corpos celestes é calculado pela Escala de Turim, uma ferramenta usada por astrônomos para avaliar as chances de impacto e colisão de asteroides e cometas. Ela foi criada em 1999 pelo professor Richard P. Binzel, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e recebeu o nome em homenagem à cidade italiana de Turim, onde foi exibida ao mundo pela primeira vez.

A escala está dividida em categorias, podendo ir de 0 a 10, no qual 0 indica risco nulo ou quase nulo, e 10 representa um impacto com consequências catastróficas em escala global. Para os cálculos da Escala de Turim são considerados a probabilidade de impacto e a energia cinética do objeto. As categorias são:

  • Branco (0): Nenhum risco de impacto.
  • Verde (1): Baixa probabilidade de impacto.
  • Amarelo (2-4): Corpos que merecem atenção, mas com baixa probabilidade de impacto.
  • Laranja (5-7): Corpo que representa ameaça séria e requer monitoramento contínuo
  • Vermelho (8-10): Impacto certo com consequências catastróficas.

opovo.com.br

Cariri Ativo

09.04.2025