Haverá atendimento presencial 'em breve' aos que não conseguirem acesso por aplicativo ou telefone, conforme Gilberto Waller
Segundo Waller, haverá atendimento presencial "em breve" nas agências, mas esta nova etapa ainda será anunciada pelo INSS.
"Não há atendimento presencial. Para evitar fraude, fila e desconforto, inicialmente a forma de atendimento é pelo aplicativo Meu INSS ou ligação no 135, não há atendimento presencial. [...] Quem não conseguir acessar, faremos o atendimento presencial em breve", indicou.
Mutirão de atendimento
Nessa semana, foram identificadas mais de 9 milhões de pessoas afetadas, e o INSS trabalha em regime de "mutirão" no número 135 para atender os aposentados e pensionistas. "Não vamos deixar ninguém para trás", afirmou Gilberto Waller.
Não há número dos afetados no Ceará ou na região Nordeste, até o momento, mas o presidente afirmou que o instituto segue atento aos afetados.
Waller ressaltou que os segurados afetados já receberão restituição dos valores indevidos na folha de pagamento de maio, que cai em junho, "sem a necessidade que ele faça qualquer movimento ou qualquer coisa", disse.
Como será o ressarcimento?
Ao informar que não autorizou o desconto, o segurado aciona automaticamente uma cobrança à associação responsável, por meio do novo Portal de Desconto de Mensalidades Associativas (PDMA). A associação será notificada e terá 15 dias úteis para:
- Comprovar o vínculo com o beneficiário;
- Comprovar a restituição direta do valor ao segurado;
- Informar se o desconto está vinculado à ação judicial.
Caso a entidade não comprove o vínculo, será obrigada a devolver os valores ao segurado. A restituição será feita por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), enviada pelo sistema. Após o pagamento, o INSS repassará o valor corrigido ao segurado na conta cadastrada para recebimento do benefício.
A devolução está prevista para ocorrer entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Como acessar o Meu INSS
Pelo celular:
- Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo (iOS ou Android);
- No campo de busca, digite Meu INSS;
- Clique em Instalar e aceite os termos de uso;
- O acesso é feito com a conta gov.br;
- Autorize o aplicativo a acessar seus dados.
Pelo computador:
Acesse o site meu.inss.gov.br e entre com sua conta gov.br.
Como identificar descontos indevidos
No Meu INSS, acesse a opção “Histórico de créditos dos beneficiários”. Ali, é possível visualizar os contracheques e identificar cobranças suspeitas, que geralmente aparecem com os seguintes nomes:
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
16.05.2025