Fiéis visitam basílica em Alba de Tormes para acompanhar período de veneração pública
A visitação atraiu centenas de fiéis. De acordo com a Ordem dos Carmelitas Descalços da Província Ibérica, um grande número de pessoas aguardava a abertura da basílica. O templo foi aberto após uma oração conduzida pelo bispo da Diocese de Salamanca, Dom José Luis Retana, que recebeu as chaves das mãos da prefeita de Alba de Tormes, Concepción Miguélez.
.jpg?f=default&$p$f=698eee8)
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Junta de Castela e Leão, Alfonso Fernández Mañueco, entregou à Ordem dos Carmelitas uma litografia que reúne as nove fundações estabelecidas por Santa Teresa na região: Ávila, Medina del Campo, Valladolid, Salamanca, Alba de Tormes, Segóvia, Palência, Sória e Burgos. A entrega foi acompanhada por um breve discurso e pelo toque dos sinos da basílica.
Fernández Mañueco foi um dos primeiros a se aproximar do corpo da santa, posicionado no átrio da basílica. Ele estava acompanhado do bispo Dom José Luis Retana, da prefeita Concepción Miguélez, do presidente do Conselho Provincial de Salamanca, Javier Iglesias, do Superior Provincial da Província Ibérica, padre Francisco Sánchez Oreja, e do prior da comunidade local, padre Miguel Ángel González.
A exumação do corpo ocorreu em 2024, conduzida por religiosos e especialistas. A ação teve como objetivo o estudo de relíquias associadas à santa, incluindo o coração e partes de membros preservados. Desde então, foi confirmado que o corpo segue em estado de conservação desde o falecimento, em 1582.


