Nesta sexta-feira (13), será realizada, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), a edição estadual do seminário destinado à discussão do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024–2034, atualmente em tramitação no Congresso Nacional. Coordenada pelo relator da proposta na Comissão Especial do PNE na Câmara dos Deputados, deputado Moses Rodrigues (UNIÃO), a audiência contará com a participação de representantes de entidades e sindicatos educacionais, além de autoridades estaduais, como o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PDT), e a secretária executiva de Gestão da Rede Escolar do Ceará, Ciza Viana.
O Poder Executivo Federal também estará presente, representado por Armando Amorim Simões, secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC), e pelo conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), o ex-deputado federal Professor Israel Batista.
O seminário, que também será realizado nos demais 25 estados e no Distrito Federal, representa uma oportunidade estratégica para debater os desafios e as perspectivas da educação pública, considerando as especificidades regionais e em consonância com as diretrizes do novo PNE, que norteará as políticas educacionais do país na próxima década.
Entre os temas que devem nortear os debates, destaca-se o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos alunos. Para o Professor Israel Batista, é fundamental considerar essas competências como instrumentos pedagógicos para potencializar a aprendizagem — especialmente diante da emergência de novas tecnologias e da incorporação da inteligência artificial na educação, tema sob sua relatoria no CNE.
Segundo o educador, “incluir, de maneira estruturada, competências como empatia, resiliência, escuta ativa e cooperação representa um avanço significativo. A inovação, nesse campo, não se restringe ao uso de tecnologias digitais — ela se manifesta, sobretudo, na forma como nos relacionamos com o conhecimento, com os alunos e com a realidade. E, sob essa ótica, o desenvolvimento socioemocional é decisivo.”
Alan Oliveira
Cariri Ativo
13.06.2025