Serão ao menos quatro peças históricas devolvidas ao país
Um acordo entre o Brasil e a Alemanha foi assinado na última sexta-feira (13), em Berlim, celebrando a intenção de devolução de ao menos quatro fósseis originários da Bacia do Araripe.
Fósseis que serão repatriados:
- Peixe Vinctifer comptoni – viveu há cerca de 115 milhões de anos na Formação Santana da Bacia do Araripe (CE).
- Peixe Notelops – nadadeira raiada, viveu há 110 milhões de anos na região Nordeste.
- Mesossaurídeo (Mesosaurus tenuidens ou Stereosternum tumidum) – réptil aquático que habitava a Bacia do Paraná há 280 milhões de anos.
- Tronco silicificado de planta gimnosperma – importante vestígio da flora primitiva.
O ato de assinatura contou com a presença da secretária Sandra Monteiro, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), além do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda e diretora de Coleções e Pesquisa do Museu Nacional de Hannover, Claudia Andratschke.
“Os fósseis, que datam de centenas de milhões de anos, representam uma riqueza científica e histórica inestimável. A repatriação tem o apoio institucional do MCTI, que vem atuando conjuntamente com o Governo do Ceará para viabilizar o retorno desse acervo ao território brasileiro, em especial ao nosso Estado”, disse Sandra Monteiro.
Mais um fóssil retornará ao Brasil
Foi celebrada também, no último dia 11 de junho, a entrega do fóssil da espécie ocorreu a entrega do Rhacolepis buccalis, um peixe ósseo extinto que viveu entre 113 e 119 milhões de anos atrás, na Bacia do Araripe.
Essa peça foi apreendida pela polícia italiana e repassada ao Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), em ação conduzida pelo Itamaraty e chancelada pela Justiça italiana.
Encontro de paleontologia na Alemanha
O acordo de repatriação dos fósseis foi oficializado durante o “Colóquio Brasil-Alemanha de Paleontologia: Ciência, Cooperação e Diplomacia para o Futuro”, promovido pelo Ministério Ciência, Tecnologia e Inovação na sexta-feira (13), em Berlim.
O evento reuniu diversas entidades internacionais ligadas à área, além de especialistas brasileiros e alemães para debater temas como a cooperação científica em paleontologia, geoparques e a popularização da ciência.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
17.06.2025


