O pagamento é realizado na conta bancária ou pela chave Pix informada no momento da declaração.
O pagamento é realizado na conta bancária ou via chave Pix do tipo CPF informada no momento da declaração. Esse lote contempla indivíduos com prioridade legal e também os que não possuem, mas receberam prioridade ao utilizarem os recursos de declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via PIX.
Quem recebe a restituição no 2º lote?
Nesta segunda-feira são contemplados os seguintes tipos de contribuintes que declararam o Imposto de Renda:
- 4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
- 1.044.585 contribuintes de 60 a 79 anos;
- 496.650 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 148.090 contribuintes acima de 80 anos;
- 91.363 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
O lote também abrange restituições residuais de exercícios anteriores.
Como saber se recebo no 2º lote?
O consulta aos pagamentos dessa etapa começou em 23 de junho, e para saber se a restituição está disponível o contribuinte deve:
- Acessar o "Meu Imposto de Renda";
- Em seguida, selecionar "Consultar a Restituição".
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso haja alguma pendência na declaração, o cidadão pode retificar o documento, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
E mais: a Receita Federal disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas suas bases informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O que fazer se não recebi a restituição?
Como a restituição do Imposto de Renda é depositada somente em conta bancária de titularidade do contribuinte, as rotinas de segurança da Receita Federal impedem que o pagamento seja realizado caso haja erro nos dados financeiros informados ou algum problema na conta destino.
Para não haver prejuízo ao contribuinte, é possível reagendar a restituição via agente financeiro Banco do Brasil (BB), pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito. Assim, é possível corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de crédito.
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Cariri Ativo
30.06.2025