Ação da Sudene marca retomada integrada para viabilizar ações efetivas de proteção ao meio ambiente. Foto: Depositphotos.
Encontros, realizados em parceria com a Univasf e o Ministério do Meio Ambiente, mobilizam instituições públicas, academia e sociedade civil em Fortaleza, Jaguaribe e Crato.Tem início nesta terça-feira (22) uma série de seminários no Ceará voltados à atualização do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE). Iniciativa da parceria da Sudene com o Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima (MMA) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), os eventos integram uma série de encontros itinerantes que retomam os debates e a escuta social sobre o tema nos estados que convivem com o clima semiárido. A programação começa em Fortaleza, nos dias 22 e 23 de julho, no Centro de Formação Frei Humberto. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.proades.com.br/seminario.
Além de Fortaleza, os eventos ocorrerão também no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Jaguaribe nos dias 28 e 29, e no Centro Cultural do Cariri, na cidade do Crato, nos dias 31e 1º/08.
No estado, a ação tem como temas principais o fortalecimento de políticas públicas voltadas à resiliência climática, segurança hídrica e desenvolvimento sustentável no semiárido. Os eventos contarão com a presença de representantes de órgãos governamentais, pesquisadores e representantes da sociedade civil. O trabalho prevê a estruturação de ações institucionais através do mapeamento de informações relevantes para a composição de diagnósticos situacionais.
O conteúdo dos seminários será incorporado ao novo plano estadual. A expectativa é que as contribuições sejam apresentadas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), prevista para novembro.
O engenheiro agrônomo da Sudene, Victor Uchôa, considera estratégico ampliar as parcerias e a articulação entre as diferentes instâncias governamentais e a sociedade para a preservação do meio ambiente. “Essa revisão é muito importante. Nestes seminários, nós teremos a sociedade civil e as entidades públicas juntas, desenvolvendo, conversando. É uma interação essencial como elemento de discussão na atualização dos planos estaduais. A ideia é que cada um possa trazer a sua experiência e aquilo que está ao seu alcance dentro da sua escala de atuação, seja local, seja estadual, regional ou nacional”, comentou.
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional •
Cariri Ativo
22.07.2025