Segundo associação, preços praticados no Brasil são um problema, mas decisão exige cautela.
Em resposta ao jornal O Globo, a AND contou que está atuando em conjunto com os presidentes de todos os Departamentos Estaduais de Trânsito com o intuito de se reunir com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e com o ministro Renan Filho.
Segundo a AND, as alternativas mais acessíveis devem ser buscadas, mas sem comprometer o processo de aprendizagem de futuros condutores.
"Em um país que ainda registra altos índices de condutores não habilitados, é fundamental que qualquer mudança preserve e reforce a qualidade da formação dos motoristas", informou a associação ao jornal O Globo.
A formação, aponta a AND, deve priorizar a segurança, sendo "tratada como prioridade absoluta em qualquer política pública relacionada à mobilidade", conforme declaração do presidente da entidade.
Entenda o projeto
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apontou que o Governo Lula (PT) estuda o fim da obrigatoriedade da autoescola para obtenção da carteira de motorista. Segundo ele, essa é uma possibilidade de redução de custos e exigências para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A proposta ainda deve ser enviada para análise, mas se for aprovada deve possibilitar aos candidatos o aprendizado da direção por outros meios, sem que estejam obrigatoriamente ligados às autoescolas.
Assim, o candidato poderá decidir de quantas horas de aula precisa para fazer a prova, escolhendo uma autoescola ou um instrutor autônomo credenciado.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
30.07.2025