Cadeia produtiva do mel no semiárido brasileiro é fortalecida por meio de iniciativas apoiadas pelo MIDR (Foto: Pixabay)
Iniciativas ligadas ao Programa Rotas de Integração Nacional do MIDR vêm diminuindo as desigualdades regionais
A cadeia produtiva da apicultura e da meliponicultura no semiárido brasileiro vem sendo fortalecida por meio de iniciativas inovadoras apoiadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Startups e negócios locais incubados vêm recebendo apoio técnico e financeiro para modernizar a produção, aumentar a renda de pequenos produtores e agregar valor aos produtos derivados do mel.
Entre os destaques está a startup BeeWeb, especializada no desenvolvimento de tecnologias para apicultura inteligente. A empresa criou uma colmeia tecnológica que realiza a medição em tempo real de parâmetros de produção de mel e bem-estar das abelhas. Além disso, a BeeWeb disponibiliza uma plataforma de gestão integrada de apiários e meliponários, permitindo maior controle e eficiência para os produtores.
O incentivo à inovação também se reflete nos negócios incubados pelo Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido (CIDTS), no Ceará. Duas iniciativas vêm se destacando no município de Crateús. O Apiário Flor de Mandacaru e o Apiário Ouro do Sertão, que atuam na produção de alimentos à base de mel, bebidas, extrato de própolis e cosméticos naturais.
Outro empreendimento apoiado é a Flor da Aurora, localizada no município de Madalena (CE). A empresa atua na produção artesanal de cosméticos orgânicos como sabonetes, shampoos e hidratantes com base em mel e leite de cabra. Também oferece produtos alimentícios gourmet, velas e cera de abelha, além da comercialização de colmeias vivas, promovendo o uso integral e sustentável dos recursos apícolas.
Rota do Mel
Todas essas ações estão inseridas na Rota do Mel, uma das estratégias da Iniciativa Rotas de Integração Nacional, coordenada pelo MIDR. Criada em 2012, a Rota visa promover o desenvolvimento territorial sustentável a partir do fortalecimento dos arranjos produtivos locais associados à apicultura, meliponicultura e demais produtos das abelhas. A prioridade da Rota do Mel está nas regiões de baixa renda, com forte presença da agricultura familiar, especialmente no Nordeste Semiárido.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Regional e Territorial, Daniel Fortunato, a Rota do Mel está presente em 12 estados brasileiros, com 14 polos ativos e alcançando 370 municípios. Além de gerar renda e emprego, a apicultura contribui para a preservação ambiental, sendo as abelhas importantes bioindicadoras e polinizadoras. O setor também desempenha papel estratégico no combate à pobreza rural, promovendo inclusão produtiva e valorização de saberes locais.
Para o MIDR, o apoio a startups e empreendimentos locais não apenas moderniza o setor, mas também reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional e sustentável. As ações integram uma política pública de impacto social que transforma a realidade de centenas de produtores, fortalecendo uma cadeia produtiva com grande potencial no Brasil e no exterior.
Sobre as Rotas de Integração Nacional
A Iniciativa Rotas de Integração Nacional reúne redes de sistemas produtivos e inovadores voltados para cadeias estratégicas da economia regional. Atualmente, estão em execução as seguintes Rotas: Açaí, Biodiversidade, Cacau, Cordeiro, Economia Circular, Leite, Mel, Pescado, TIC, Avicultura Caipira, Mandioca, Moda e Fruticultura. Cada uma delas promove a articulação entre políticas públicas e investimentos privados, com foco na geração de trabalho, renda e inclusão produtiva em todo o território nacional.
Assessoria de Comunicação Social do MIDR
(61) 2034-5498/ 2034-5399
Receba as notícias do MIDR pelo grupo de WhatsApp
Cariri Ativo
01.07.2025