Trama golpista: Servidor diz que governo Bolsonaro tentou ligar Lula a facção criminosa - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Trama golpista: Servidor diz que governo Bolsonaro tentou ligar Lula a facção criminosa

Trama golpista: Servidor diz que governo Bolsonaro tentou ligar Lula a facção criminosa

Compartilhar isso

 

Legenda: Jair Bolsonaro tem recebido apoio do presidente dos Estados Unidos Donald Trump
Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP

Clebson Ferreira compartilhou as informações em depoimento ao Supremo Tribunal Federal


Escrito por
Redaçãoproducaodiario@svm.com.br

ex-presidente Jair Bolsonaro teria tentado estabelecer uma relação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e facções criminosas. A declaração foi dada pelo servidor do Ministério da Justiça Clebson Ferreira, conforme o g1.

Durante depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), ele declarou que uma subsecretária da pasta pediu análises para fazer essa conexão entre Lula e as facções quando Bolsonaro estava no poder. 

Clebson Ferreira foi uma das testemunhas ouvidas na manhã desta segunda, em meio às investigações da trama golpista de 2022

Identificar áreas em que Lula concentrou 75% dos votos

Na época, o servidor era lotado na secretaria de inteligência do ministério e precisou fazer um relatório sobre os municípios que o então candidato Lula estaria na liderança com mais de 75% dos votos. 

Após identificar as regiões em que Lula teria pelo menos 75%, Clebson percebeu que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuou de forma diferente nessas áreas. 

“Quando fiz os dados e filtrei 75% acima, houve um mar vermelho de pontos no Nordeste e começaram a explodir na minha raspagem de dados e notícias de que pessoas estavam impedidas [de votar] por congestionamentos grandes. E eu vi que uma cidade do meu estado estava sofrendo isso”.
Clebson Ferreira
Servidor do Ministério da Justiça

“Onde Lula tinha mais de 75% houve uma pressão nas adjacências de trânsito, não só nas cidades, mas nas circunvizinhas”, acrescentou.

Depoimentos de testemunhas

Ainda segundo o g1, as testemunhas de acusação em processos penais da trama golpista estão sendo escutadas nesta segunda. Ao todo, são 23 réus do:

  • Núcleo 2 (Gerenciamento de ações): 6 acusados;
  • Núcleo 3 (Ações coercitivas): 10 acusados;
  • Núcleo 4 (Operações estratégicas de desinformação): 7 acusados.

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

15.07.2025