Bruna Santos
No dia 26 de agosto, a região do Cariri recebe o I Seminário Salve a Chapada do Araripe: Riscos socioambientais à caixa d’água do sertão. O evento, organizado pela BiodiverSe e com participação gratuita, será um espaço de debates sobre os desafios que ameaçam uma das áreas de maior biodiversidade do planeta, além de discutir caminhos para a sua proteção.
A programação acontece das 8h às 17h, no auditório do Geopark Araripe, no Crato. As inscrições são limitadas e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.
Na abertura, prevista para a manhã, serão discutidos o cenário atual da Chapada do Araripe, com o professor Basílio Silva, do Instituto Federal do Ceará, e a atuação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na proteção da caixa d’água do sertão, apresentada por Carlos Augusto, chefe do órgão no Cariri.
À tarde, o seminário trará as experiências e levantamento das ações do Movimento Salve a Chapada do Araripe, além da realização dos grupos de trabalho em seis eixos temáticos. São eles:
- Diagnóstico das comunidades e atividades impactadas pelo agronegócio;
- Água;
- Biodiversidade;
- Agricultura familiar e segurança alimentar;
- Saúde única;
- Planejamento de atividades.
No ato da inscrição, cada participante poderá escolher em qual grupo atuar. As propostas e resultados das discussões serão compartilhados no encerramento do evento.
miseria.com.br
Cariri Ativo
21.08.2025