Comares Cariri tem meta de desativar mais cinco lixões até o final de 2025 - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Comares Cariri tem meta de desativar mais cinco lixões até o final de 2025

Comares Cariri tem meta de desativar mais cinco lixões até o final de 2025

Compartilhar isso

 

Prefeitos dos municípios consorciados. Foto: Reprodução.
Até o ano de 2024, já haviam sido encerrados oficialmente os lixões de Crato, Caririaçu e Barbalha.

Bruna Santos

O Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cariri – COMARES Cariri tem como meta desativar mais cinco lixões até o fim de 2025, nas cidades de Altaneira, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. A medida busca acelerar as metas do Novo Marco do Saneamento e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O lixão é uma forma inadequada de disposição de rejeitos, que se caracteriza pelo simples descarte de resíduos sólidos urbanos sobre o solo. Ele acontece sem proteção ao meio ambiente ou à qualidade de vida e saúde pública.  

Até o ano de 2024, já haviam sido encerrados oficialmente os lixões de Crato, Caririaçu e Barbalha. Ao todo, o consórcio reúne os municípios de Crato, Caririaçu, Barbalha, Altaneira, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri, Farias Brito e Juazeiro do Norte.

O plano prevê a implantação de um aterro sanitário regional e a criação de Centrais Municipais de Resíduos (CMRs), projetos que serão desenvolvidos pela empresa Regenera Cariri, com investimento estimado em mais de R$ 110 milhões ao longo de 30 anos.

Lixão de Jardim. Foto: Vandson Domingos.

O que tem sido feito

Sob a presidência do prefeito de Santana do Cariri, Dr. Samuel Cidade Werton (PT), o Comares Cariri tem focado sua atuação na elaboração de projetos técnicos, articulações institucionais e apoio direto aos municípios consorciados para viabilizar o cumprimento das metas.

Entre as ações já implementadas, destaca-se o projeto piloto Coleta Premiada, desenvolvido em Santana do Cariri. Na iniciativa, duas escolas da rede pública se mobilizaram para separar e destinar corretamente materiais recicláveis. Em apenas dois meses, foram recolhidas mais de 20 toneladas de resíduos, todos entregues diretamente aos catadores da cidade, promovendo geração imediata de renda.

A partir do sucesso alcançado, o COMARES Cariri planeja levar a iniciativa para outros municípios consorciados, ampliando o alcance da proposta e incentivando uma nova cultura de responsabilidade compartilhada com os resíduos em toda a região”, informou o consórcio em seu site oficial.

miseria.com.br

Cariri Ativo

07.08.2025