A iniciativa prevê elaboração de projetos e tem objetivo de impulsionar a economia sustentável no Estado
A CearaPar, empresa pública que gere os ativos do estado, busca uma aproximação estratégica com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) para alinhar projetos de interesse mútuo. O secretário da SDE, Domingos Filho, recebeu a diretora-presidente da CearaPar, Luísa Martins, ocasião em que discutiram iniciativas para rentabilizar e preservar o patrimônio cearense.
“A CearaPar é uma empresa que faz a gestão dos ativos e, sobretudo, a rentabilização daquilo que o Estado do Ceará tem de riqueza, seja no âmbito tangível, intangível, imobiliário, mobiliário”, explicou Luísa Martins. A empresa atua na negociação desses ativos para garantir que o patrimônio público não se perca e que um legado seja deixado para as futuras gerações.
A CearaPar foi convidada a integrar o Comitê de Negócios de Impacto do Estado do Ceará. Assunto que também foi pauta no encontro. “A participação da empresa nesse comitê é um passo importante para otimizar a gestão dos recursos estaduais e gerar impacto positivo”, disse a gestora.
Dois projetos principais, que estão em fase inicial, foram discutidos durante a reunião. O primeiro deles foi a gestão de resíduos sólidos: a CearaPar e a SDE irão avançar em um estudo detalhado sobre a viabilidade de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão de resíduos sólidos.“Além de solucionar um problema, o projeto pode trazer muitas soluções, inclusive renda para o Estado”, enfatizou Luísa Martins.
O segundo projeto abordado foi sobre a necessidade de realizar um estudo aprofundado para a implantação de um abatedouro no Ceará.
Luísa Martins ressaltou que ambas as iniciativas são “estudos ainda iniciais”, mas representam o início de conversas estratégicas para os negócios do estado.
Domingos Filho avaliou as propostas e demonstrou apoio na parceria. “Os projetos são pertinentes para o desenvolvimento econômico do Ceará visto que temos grandes possibilidades diante das cadeias produtivas de ambas as atividades. Esses projetos terão apoio da SDE e sendo concluídos vão beneficiar os cearenses na rentabilidade da gestão de resíduos sólidos – que também contribui para a sustentabilidade de nosso estado, como na rentabilidade da implantação de um abatedouro de referência estadual, beneficiando diversos municípios inclusive. ”, afirmou o titular da SDE.
Ascom SDE - Texto
Cariri Ativo
21.08.2025