Bruna Santos
O curta-metragem Vermelho de Bolinhas, dirigido pelo cineasta e jornalista caririense Joedson Kelvin, será exibido na região do Cariri de 22 a 24 de agosto, nas cidades de Crato, Iguatu e Juazeiro do Norte. A obra, que traz à tona a memória da Beata Benigna Cardoso, menina de 13 anos, vítima de feminicídio em Santana do Cariri.
No início de 2025, o curta foi eleito o melhor filme pelo júri popular na Mostra Ecofalante 2025, em São Paulo, o maior festival sul-americano de cinema voltado a questões socioambientais.
O filme tem como um dos objetivos fazer uma nova leitura da imagem de Benigna, não somente aquela que foi consagrada apenas pela religiosidade oficial, mas especialmente a que vive na fé popular.
Construindo e filmado junto à população de Santana do Cariri, o filme carrega elementos como o pote de barro e o vestido vermelho de bolinhas brancas, símbolos tidos como os de Benigna e que estão presentes no cotidiano dos fiéis e na própria dinâmica da cidade.

No filme, elementos como o pote de barro, o vestido vermelho de bolinhas brancas ajudam a construir a narrativa. Foto: Divulgação.
Cronograma de exibição
- 22 de agosto | Crato
- Local: PROCEM/ Casa Luz – Rua Lavras da Mangabeira, 1140, Cacimbas.
- Horário: 18h
- 23 de agosto | Iguatu
- Local: Cine Alicerce / Cine Sebastiana (Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira)
- Horário: 19h
- 24 de agosto | Juazeiro do Norte
- Local: Cantina do Zé Ferreira, Rua Padre Cícero, 158, Centro.
- Horário: 17hmiseria.com.br
Cariri Ativo
18.08.2025