Nova função permitirá parcelar compras e transferências com juros
Segundo os bancos, as taxas variam conforme o perfil do cliente. A cobrança vai de 1,59% a 9,99% ao mês, mas pode ser maior ou menor após a análise de crédito.
Atualmente, há duas modalidades do Pix Parcelado
- Empréstimo pessoal: cujas parcelas são descontadas diretamente da conta bancária
- Cartão de crédito: com desconto das parcelas na fatura
O BC afirma que a funcionalidade tem potencial para estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, funcionando como uma alternativa para quem não tem acesso a crédito.
O uso do Pix Parcelado não será restrito a pagamentos: ele poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências, diz o BC.
O cliente poderá parcelar o valor a ser pago, com o acréscimo da taxa de juros aplicada. A expectativa é que as taxas de juros no Pix Parcelado sejam mais baixas, devido ao potencial de diminuição de custos nessas operações, tanto para lojistas como para clientes, com a eliminação de intermediários.
O que diz a Federação dos Bancos sobre o Pix parcelado?
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições não serão obrigadas a oferecer o parcelamento assim que ele for regulamentado pelo BC.
Algumas devem lançar o produto imediatamente e outras ao longo dos próximos meses.
A oferta do crédito, os juros e taxas e as análises de perfil não devem mudar com a normativa e deverão seguir as políticas de cada instituição, afirma a federação.
"O Pix parcelado é opcional para os bancos participantes deste meio de pagamento e depende da estratégia comercial e da capacidade técnica de cada instituição financeira", diz nota da entidade.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
02.09.2025