Para mudar esse cenário, UNICEF conta com a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, voltada a apoiar redes públicas de ensino, em parceria com Instituto Claro.
O Brasil vem reduzindo, ano após ano, a quantidade de estudantes em atraso escolar. Ainda há, no entanto, 4,2 milhões de alunos da Educação Básica com dois ou mais anos de atraso escolar (12,5% do total). É o que revelam dados de 2024, analisados pelo UNICEF. Para ajudar redes públicas de ensino a recompor as aprendizagens desses meninos e meninas, o UNICEF conta com a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, em parceria com Instituto Claro e outros apoiadores.
Os dados analisados pelo UNICEF, tendo como fonte o Censo Escolar/Inep, revelam que a distorção idade-série (quando o aluno tem dois ou mais anos de atraso) vem caindo no País. Em 2023, eram 13,4% dos estudantes da Educação Básica, caindo para 12,5% em 2024.
Apesar da melhora geral, o País ainda tem desafios no enfrentamento do fracasso escolar, com desigualdades importantes quando olhamos para recortes relativos à raça/cor e sexo. A distorção idade-série entre estudantes negros da Educação Básica é quase o dobro daquela registrada entre brancos em 2024 (15,2% versus 8,1%). O problema atinge mais meninos do que meninas, 14,6%, versus 10,3%.
“Por trás dos números, está a naturalização do fracasso escolar que acaba por excluir sempre os estudantes em situação de maior vulnerabilidade, que já sofrem outras violações de direitos dentro e fora da escola”, explica Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil. “É fundamental assegurar de forma integral os direitos de aprender e de se desenvolver na idade certa”, diz ela.
“Acreditamos na mudança e na transformação social por meio da educação e, para alcançar esse objetivo, é fundamental conhecer os desafios para estabelecer estratégias de enfrentamento. E o Trajetórias de Sucesso Escolar, do UNICEF, vem fazendo isso com excelência, oferecendo uma visão ampla do cenário atual e uma nova perspectiva para milhares de estudantes. O Instituto Claro tem muito orgulho da parceria com o UNICEF nesse projeto fundamental para o combate do abandono escolar e da distorção idade-série; além da relevante criação de outras tantas oportunidades”, afirma Daniely Gomiero, Diretora de DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade na Claro e Vice-Presidente de Projetos do Instituto Claro.
Trajetórias de Sucesso Escolar
Enfrentar esse desafio requer um esforço em conjunto de governos, sociedade e comunidade escolar, para identificar quais as dificuldades vividas pelos estudantes, conhecer sua realidade e seus desafios para aprender.
É preciso garantir trajetórias de sucesso escolar
Para colaborar com a garantia do direito à educação, o UNICEF conta com a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, voltada a contribuir com redes públicas de ensino na elaboração, implementação e monitoramento de políticas de enfrentamento da cultura de fracasso escolar. Para essa iniciativa, o UNICEF tem a parceria estratégica do Instituto Claro e o apoio da Fundação Itaú.
Presente em oito Estados, a estratégia tem como objetivo trabalhar com as redes e escolas para que façam um diagnóstico da realidade local, entendendo quem são os estudantes com dois ou mais anos de atraso – considerando os motivos que contribuíram para que chegassem à essa situação – e desenvolvam práticas pedagógicas e projetos específicos para que esses alunos consigam recuperar as aprendizagens e avançar nos estudos.
Em sete anos, a iniciativa vem transformando vidas em diferentes partes do País, contribuindo para a redução da distorção idade-série no Brasil e para a construção de trajetórias de sucesso de milhares de estudantes que vinham de um histórico de múltiplas repetências e hoje conseguem concluir a Educação Básica e seguir com planos para um presente e um futuro melhor.
Informações para a Imprensa | UNICEF – Trama
Paula Bueno – pbueno@tramaweb.com.br – 11 96407-7538
João Vitor Zotini – jzotini@tramaweb.com.br – 11 99813-0151
SOBRE O INSTITUTO CLARO
A Claro, maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, coordena suas ações de responsabilidade social corporativa por meio do Instituto Claro, que alia os serviços prestados pela operadora a investimentos sociais para criar impactos relevantes no país.
Com a missão de "Conectar pessoas para um futuro melhor", há mais de duas décadas, o Instituto Claro já beneficiou mais de 80 mil alunos em projetos educacionais e contou com mais de 53 mil participações em ações voluntárias. Entre suas principais iniciativas, com foco nos pilares de Educação e Cidadania, apoia e realiza projetos de longo prazo, como Dupla Escola, Campus Mobile, Ação Social pela Música, entre outros.
O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.
Acesse e saiba mais sobre essa e outras iniciativas em www.institutoclaro.org.br
Informações para a imprensa:
InPress Porter Novelli
imprensaclaro@inpresspni.com.
Sobre o UNICEF
O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, trabalha para proteger os direitos de cada criança e adolescente, em todos os lugares, especialmente os mais vulneráveis, nos locais mais remotos. Em mais de 190 países e territórios, fazemos o que for preciso para ajudar crianças e adolescentes a sobreviver, prosperar e alcançar seu pleno potencial. Em 2025, o UNICEF comemora 75 anos no Brasil. O trabalho do UNICEF é financiado inteiramente por contribuições voluntárias. Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.
Cariri Ativo
26.09.2025