Equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Compensação Ambiental (FCA),administrado pelo banco em parceria com o ICMBio.
A CAIXA realizou, nesta quinta-feira (25), na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília (DF), a entrega de 60 drones e kits complementares adquiridos com recursos do Fundo de Compensação Ambiental (FCA), administrado pelo banco. Os equipamentos serão utilizados no apoio a ações de monitoramento e fiscalização ambiental em Unidades de Conservação (UCs), incluindo parques nacionais e reservas biológicas em todo o país.
Com investimento de R$ 2 milhões, os equipamentos serão utilizados pelos servidores do ICMBio nas UCs, em apoio a atividades de monitoramento ambiental, combate a incêndio e ilícitos, pesquisa científica e fiscalização de áreas protegidas.
Além da aquisição dos drones, os recursos do FCA também viabilizarão a capacitação do corpo técnico do ICMBio que atua diretamente nas unidades de conservação para o uso adequado dos equipamentos, garantindo maior eficiência nas operações em campo.
|
Para o superintendente de Fundos de Governo da CAIXA, Edilson Carrogi, a parceria entre CAIXA e ICMBio fortalece a transparência e a efetividade da gestão dos recursos do FCA, oriundos de compensação ambiental. “Essa entrega é apenas um pequeno exemplo da importância estratégica do FCA para a conservação do meio ambiente e do posicionamento claro da CAIXA como agente de soluções financeiras que fortalecem políticas públicas de conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável”, comentou.
Como funciona o FCA:
O FCA é um instrumento financeiro que direciona recursos de compensações ambientais de grandes empreendimentos que causam impactos negativos significativos ao meio ambiente para ações de preservação da biodiversidade. A CAIXA, como administradora do fundo, atua na gestão dos contratos e na viabilização de projetos que fortalecem a conservação ambiental no Brasil.
O valor destinado pela iniciativa privada à compensação ambiental para depósito no FCA pode variar conforme o grau de impacto que o empreendimento pode causar ao meio ambiente e é estipulado pela Câmara Federal de Compensação Ambiental (CFCA). Os recursos são destinados exclusivamente às unidades de conservação federais instituídas pela União e podem ser usados, inclusive, para viabilizar a regularização fundiária dessas unidades, conforme indicação do ICMBio, além de financiar ações de preservação, infraestrutura, educação ambiental e turismo ecológico.
Para mais informações sobre o FCA, acesse o site da CAIXA.
25/09/2025
Assessoria de Imprensa da CAIXA
(69) 3398-0036 / (81) 3323-6590
Caixa Notícias| caixa | imprensa.nordeste@caixa.gov.br
Cariri Ativo
26.09.2025