Bruna Santos
No último sábado (30), o médico Daniel Gonçalves compartilhou um momento de tensão durante uma refeição em família. Enquanto se alimentava, a filha de 7 anos engasgou-se com um pedaço de queijo. Para salvar a criança, ele utilizou a manobra de Heimlich, uma técnica de primeiros socorros para desobstruir as vias respiratórias.
Todo o episódio foi registrado por câmeras de segurança. “Hoje, vivi um dos momentos mais angustiantes que um pai pode enfrentar: minha filha sofreu um engasgo. Felizmente, graças ao conhecimento técnico e à rápida intervenção, consegui realizar as manobras corretas e evitar uma tragédia”, disse Daniel nas redes sociais.
Segundo Gonlçaves, a decisão de compartilhar o episódio teve como objetivo conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de conhecer técnicas de primeiros socorros para prestar assistência correta em situações de emergência. “Todos nós precisamos estar preparados. Participar de cursos de primeiros socorros não é um luxo, é uma necessidade. Saber agir pode salvar a vida de quem mais amamos”, alertou o médico.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a aspiração de corpo estranho acontece principalmente nas crianças do sexo masculino, na faixa etária de 1 a 3 anos. Mais de 50% das aspirações ocorrem em crianças menores de 4 anos e mais de 94% antes dos 7 anos de idade. “O engasgo é uma das principais causas de morte acidental em crianças pequenas, e pode acontecer em segundos, mesmo sob supervisão. Nessas horas, cada segundo conta, e saber o que fazer faz toda a diferença”, destaca Daniel.
Orientações em casos de engasgo:
- Mantenham a calma e ajam rapidamente;
- Crianças menores de 1 ano: a manobra indicada é a sequência de 5 tapas nas costas e 5 compressões torácicas;
- Crianças maiores de 1 ano e adultos: utiliza-se a manobra de Heimlich, que consiste em compressões abaixo das costelas, com sentido para cima, abraçando a criança por trás até que o corpo estranho seja deslocado da via aérea para a boca e expelido;
- Se o engasgo não se resolver, acione imediatamente o serviço de emergência (192).
Assista ao vídeo:
miseria.com.br
Cariri Ativo
01.09.2025