Padre critica cães em missa no CE: 'Cachorro deitado com carrapato no pé do altar' - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Padre critica cães em missa no CE: 'Cachorro deitado com carrapato no pé do altar'

Padre critica cães em missa no CE: 'Cachorro deitado com carrapato no pé do altar'

Compartilhar isso

 

Divulgação

Reclamação do padre Acúrcio de Oliveira Barros ocorreu durante celebração em Brejo Santo, no Interior do Ceará.


Escrito por
João Lima Netojoao.lima@svm.com.br


Durante a missa da Festa da Exaltação da Santa Cruz, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Brejo Santo (CE), o padre Acúrcio de Oliveira Barros criticou a presença de cães dentro da matriz. Na celebração, realizada no dia 14 de setembro, o sacerdote pediu providências às autoridades municipais e ressaltou que a situação compromete a higiene do espaço religioso.

“Eu 'tô' me prolongando hoje, mas eu estou muito preocupado com esses cachorros dentro da matriz. Não é possível a gente continuar assim”, disse o religioso.

Em seguida, fez um apelo: “Eu pediria encarecidamente quem for responsável pelo departamento de zoonose, 'cachoterapia', ou sei lá, os bichos que entram, é, não sei se Fafa é responsável por esse setor, mas eu peço providências. Não é possível a gente ficar dando a comunhão e o cachorro ladeando a gente, rodando".

Padre Acúrcio também alertou para os riscos ligados à comunhão: “Se por ventura um corpo de Cristo cai no chão, seguramente o cachorro vai comer e isto constitui um problema sério, seríssimo. Depois, igreja é lugar de comida. A gente come eucaristia, portanto, é um ambiente deve ter salubridade. Não pode ter um cachorro deitado com carrapato sangrando no pé do altar. Isso é questão de higiene pública".

Nas redes sociais, o vídeo ganhou comentários pesados contra o padre. "Quem deveria sair era ele, o cachorro comer o corpo de cristo é mais digno que sua fala", disse uma usuária do Instagram. Outro escreveu: "tá errado! São Francisco de Assis que te castigue, seu padre".

Padre diz que criou animais, mas quer limites

O religioso afirmou não ser contrário à presença de animais, mas defendeu limites.

Não é que eu tenho contra nada contra cachorro. Gosto. Criava vários cachorros e gatos, inclusive. Mas a gente tem que ter limite. Criança tem limite. O cachorro tem que ter. Não é porque ele quer andar no dentro da igreja, ficar passeando, a igreja ser lugar de acolher cachorro que a gente vai acolher
Acúrcio de Oliveira Barros
Padre

O padre relatou que outros colegas também têm enfrentado a mesma situação. “Então, eu tô tomando essa posição, padre Arnaldo também tem sofrido lá com essa situação e a gente pede que Brejo Santo tome providências para resolver esse problema dos cachorros dentro das igrejas, né? Sei se vocês concordam comigo. Se concordar, por favor, levante a mão aí, se manifeste".

Diário do Nordeste tentou com a Prefeitura de Brejo Santo, mas não obteve retorno até a publicação da matéria. 

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

30.09.2025