Reclamação do padre Acúrcio de Oliveira Barros ocorreu durante celebração em Brejo Santo, no Interior do Ceará.
Em seguida, fez um apelo: “Eu pediria encarecidamente quem for responsável pelo departamento de zoonose, 'cachoterapia', ou sei lá, os bichos que entram, é, não sei se Fafa é responsável por esse setor, mas eu peço providências. Não é possível a gente ficar dando a comunhão e o cachorro ladeando a gente, rodando".
Padre Acúrcio também alertou para os riscos ligados à comunhão: “Se por ventura um corpo de Cristo cai no chão, seguramente o cachorro vai comer e isto constitui um problema sério, seríssimo. Depois, igreja é lugar de comida. A gente come eucaristia, portanto, é um ambiente deve ter salubridade. Não pode ter um cachorro deitado com carrapato sangrando no pé do altar. Isso é questão de higiene pública".
Nas redes sociais, o vídeo ganhou comentários pesados contra o padre. "Quem deveria sair era ele, o cachorro comer o corpo de cristo é mais digno que sua fala", disse uma usuária do Instagram. Outro escreveu: "tá errado! São Francisco de Assis que te castigue, seu padre".
Padre diz que criou animais, mas quer limites
O religioso afirmou não ser contrário à presença de animais, mas defendeu limites.
Não é que eu tenho contra nada contra cachorro. Gosto. Criava vários cachorros e gatos, inclusive. Mas a gente tem que ter limite. Criança tem limite. O cachorro tem que ter. Não é porque ele quer andar no dentro da igreja, ficar passeando, a igreja ser lugar de acolher cachorro que a gente vai acolher
O padre relatou que outros colegas também têm enfrentado a mesma situação. “Então, eu tô tomando essa posição, padre Arnaldo também tem sofrido lá com essa situação e a gente pede que Brejo Santo tome providências para resolver esse problema dos cachorros dentro das igrejas, né? Sei se vocês concordam comigo. Se concordar, por favor, levante a mão aí, se manifeste".
O Diário do Nordeste tentou com a Prefeitura de Brejo Santo, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
30.09.2025