Governo do Ceará lança Plano de Ação Territorial para proteger espécies ameaçadas nos sertões cearenses - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Governo do Ceará lança Plano de Ação Territorial para proteger espécies ameaçadas nos sertões cearenses

Governo do Ceará lança Plano de Ação Territorial para proteger espécies ameaçadas nos sertões cearenses

Compartilhar isso

 

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Proteção Animal (Sepa), realiza entre os dias 6 e 10 de outubro, na Universidade de Fortaleza (Unifor), o Plano de Ação Territorial dos Sertões (PAT Sertões).

O PAT Sertões é um instrumento de conservação da biodiversidade voltado a garantir a proteção de espécies ameaçadas de extinção e daquelas que necessitam de atenção especial nos sertões cearenses, em consonância com as metas globais de conservação. O plano abrange os territórios do Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Canindé, Sertão Central e Sertão Centro-Sul.

A iniciativa mobiliza uma rede de técnicos e servidores ambientais estaduais e municipais que atuam diretamente nessas regiões. O objetivo de longo prazo (cinco anos) é ampliar a conservação de habitats e da sociobiodiversidade, ao mesmo tempo em que se promove o turismo ecológico e o reconhecimento dos sertões como áreas estratégicas para a biodiversidade. O projeto beneficia espécies conhecidas e as chamadas “espécies beneficiadas”, que ainda são pouco estudadas.

O trabalho é coordenado pela Célula de Animais Silvestres da Sepa-CE (CEASI) e tem apoio institucional da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA-CE), do ICMBio e do Instituto Pró-Silvestre (IPS).

Serviço

PAT Sertões (Plano de Ação Territorial dos Sertões)
Data: 6 a 10 de outubro
Horário: 9h às 18h
Local: Universidade de Fortaleza (Unifor)

Cariri Ativo

02.10.2025