O Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Proteção Animal (Sepa), realiza entre os dias 6 e 10 de outubro, na Universidade de Fortaleza (Unifor), o Plano de Ação Territorial dos Sertões (PAT Sertões).
O PAT Sertões é um instrumento de conservação da biodiversidade voltado a garantir a proteção de espécies ameaçadas de extinção e daquelas que necessitam de atenção especial nos sertões cearenses, em consonância com as metas globais de conservação. O plano abrange os territórios do Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Canindé, Sertão Central e Sertão Centro-Sul.
A iniciativa mobiliza uma rede de técnicos e servidores ambientais estaduais e municipais que atuam diretamente nessas regiões. O objetivo de longo prazo (cinco anos) é ampliar a conservação de habitats e da sociobiodiversidade, ao mesmo tempo em que se promove o turismo ecológico e o reconhecimento dos sertões como áreas estratégicas para a biodiversidade. O projeto beneficia espécies conhecidas e as chamadas “espécies beneficiadas”, que ainda são pouco estudadas.
O trabalho é coordenado pela Célula de Animais Silvestres da Sepa-CE (CEASI) e tem apoio institucional da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA-CE), do ICMBio e do Instituto Pró-Silvestre (IPS).
Serviço
Cariri Ativo
02.10.2025