Milton Nascimento é diagnosticado com demência, diz filho - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Milton Nascimento é diagnosticado com demência, diz filho

Milton Nascimento é diagnosticado com demência, diz filho

Compartilhar isso

 

Legenda: Milton Nascimento foi homenageado, neste ano, com samba-enredo na Marquês de Sapucaí e documentário.
Foto: Divulgação

O artista convive com a Demência por Corpos de Lewy


Escrito por
Redaçãoproducaodiario@svm.com.br


O cantor Milton Nascimento, 82, foi diagnosticado neste ano com Demência por Corpos de Lewy (DCL). Trata-se do terceiro tipo mais comum de demência, associado a depósitos anormais de uma proteína chamada alfa-sinucleína no cérebro. Essas alterações podem levar a dificuldades de movimento, pensamento, comportamento e humor.

O diagnóstico do artista foi revelado em matéria divulgada pela piauí nesta quinta-feira (2). À reportagem, o filho adotivo de Milton, Augusto Nascimento, explicou que a doença tem características parecidas com as de Alzheimer e, no que diz respeito às questões motoras, ao Parkinson — o cantor, inclusive, já havia sido diagnosticado com a doença.

Augusto buscou uma opinião médica no início do ano, pouco após a homenagem prestada pela escola de samba Portela ao pai. Segundo ele, Milton estava esquecido, com pouco apetite e, às vezes, com o olhar fixo em um único ponto. Além disso, o compositor e intérprete de "Maria, Maria" também estava repetitivo, contando as mesmas histórias.

"Quando vi que o meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico [o clínico geral que cuida de Milton há dez anos] se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos", contou o filho. A viagem da dupla aconteceu em maio.

Ano de homenagens

Milton Nascimento foi homenageado pela Portela no Carnaval deste ano. A escola de samba fez um samba-enredo especial para o artista no desfile da Marquês de Sapucaí que fez, nas palavras dele, "cair para trás". "O samba é de matar, Nossa Senhora", se surpreendeu o artista, que está fora dos palcos desde 2022.

2025 também foi o ano de lançamento do documentário "Milton Bituca Nascimento", dirigido por Flávia Moraes, que acompanhou a turnê de despedida do cantor.

Além disso, ele também foi indicado ao Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz, pela parceria com Esperanza Spalding. 

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

03.10.2025