Morte em Juazeiro do Norte não foi causada por intoxicação por metanol, diz Prefeitura - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Morte em Juazeiro do Norte não foi causada por intoxicação por metanol, diz Prefeitura

Morte em Juazeiro do Norte não foi causada por intoxicação por metanol, diz Prefeitura

Compartilhar isso

 

Legenda: Os casos confirmados de intoxicação por metanol no Brasil envolvem a adulteração de bebidas destiladas como uísque, vodca e gin, principalmente.
Foto: Shutterstock/Evgeeenius

Paciente era um homem de 56 anos com histórico de etilismo crônico e outras comorbidades. Com o descarte, o Ceará passa a não ter nenhum caso suspeito.


Escrito por
Luana Severoluana.severo@svm.com.br


A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, descartou a possibilidade de intoxicação por metanol no caso do óbito registrado na última quinta-feira (9). O paciente era um homem de 56 anos, com histórico de etilismo crônico e outras comorbidades associadas. Ele faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lagoa Seca.
Com o descarte, que considerou laudo laboratorial, o Ceará passa a não ter mais nenhum caso suspeito da contaminação.

Conforme a pasta, a suspeita de intoxicação por metanol foi levantada "diante da compatibilidade clínica e do histórico de consumo crônico de álcool" do homem. 

Desde que o Brasil começou a registrar os primeiros casos de contaminação, o Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica orientando estados e municípios a considerarem suspeitos casos em que o paciente, após a ingestão de bebidas alcoólicas, apresentar, a partir de 12 horas, persistência ou agravamento de sintomas compatíveis com embriaguez, associados a desconforto gástrico e alterações visuais, como visão turva, borrada, presença de manchas ou perda da acuidade visual.

Na nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Juazeiro do Norte afirmou que segue "realizando ações de fiscalização" e reforçou à população cuidados básicos para prevenir intoxicações. "A população e os proprietários de bares, restaurantes e estabelecimentos similares são orientados a adquirir bebidas alcoólicas somente de empresas idôneas, devidamente regularizadas com alvará sanitário e emissão de nota fiscal", recomenda o órgão.

A gestão pública orienta ainda a verificação de possíveis indícios de falsificação na rotulagem dos produtos.

Intoxicação por metanol

Até a última sexta-feira (10), o Brasil confirmou 29 casos de intoxicação por metanol por ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, segundo o Ministério da Saúde. De todas as confirmações, 25 foram registradas em São Paulo, três no Paraná e uma no Rio Grande do Sul.

Devido à situação, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou as principais plataformas de comércio eletrônico, como Amazon, Mercado Livre e Zé Delivery, para suspender a venda de bebidas destiladas em todo o País.

Uma fábrica "pirata" que produziu as bebidas consumidas em São Paulo — e que ocasionaram a morte de ao menos duas pessoas — foi fechada pela Polícia Civil na semana passada. O estabelecimento foi localizado em São Bernardo do Campo. A suspeita dos investigadores é de que o produto tóxico tenha sido comprado em postos de combustível.

diariodonordeste.verdesmares.com.br

Cariri Ativo

14.10.2025