Presidente do Ceará, CEO do Fortaleza e presidente da Federação Cearense de Futebol comentaram sobre as mudanças ao Diário do nordeste.
O presidente do Ceará, João Paulo Silva, foi surpreendido com a antecipação do Brasileirão e afirmou que a medida causa certa preocupação.
A gente entende que a CBF quer adequar as datas em função, principalmente, da Copa do Mundo e diminuir as datas do futebol brasileiro em algumas competições. O Campeonato Brasileiro começar em janeiro para a gente foi uma surpresa muito grande. É o certame mais importante do ano para o Ceará, a gente ficando na Série A, vai ter que fazer um planejamento mais cedo porque já começa no início da temporada. Fator que tem que ter muita atenção, preocupação e cautela nesse assunto
Com o Vovô no meio da tabela da Série A e boas possibilidades de participar de uma competição internacional em 2026, o time ficaria fora da Copa do Nordeste do próximo ano, com o critério estabelecido pela CBF. O presidente alvinegro criticou o fato da decisão ter sido tomada sem ouvir os clubes nordestinos e defendeu que todos têm interesse em disputar o regional.
"Acho que tinha que ser um projeto antes discutido com os clubes do Nordeste que estão na Série A. Acredito que todo os cincos times que estão na Série A e que possam entrar em competições internacionais todos vão ter interesse em participar da Copa do Nordeste. Todos são campeões e isso valoriza a competição, que é muito importante", disse.
CEO do Fortaleza, Marcelo Paz disse entender que não há uma fórmula perfeita e destacou a “coragem e esforço da nova gestão da CBF em encarar um tema tão complexo com mudanças estruturais”. Ele colocou a antecipação da Série A como válida e destacou a importância desse ponto para quem compra os direitos de transmissão da competição.
Sei que o Campeonato Brasileiro no ano todo sempre foi um desejo das TVs, que é quem paga a conta, então acho justo e válido a mudança. Redução de datas de estaduais também era necessário, bem como democratizar ainda mais a copa do Brasil e série D. São acertos. Diminuir jogos para os clubes que têm o calendário mais extenso do mundo também é algo muito bom. Desejo que a aplicação de tudo isso seja um sucesso e que o futebol brasileiro siga evoluindo com as melhores práticas de gestão e diálogo com todos os players
Valorização
O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, também ressaltou “o diálogo aberto e transparente que a CBF manteve com as Federações e os clubes ao longo de todo o processo” e celebrou mais espaço para clubes cearenses em competições nacionais e uma valorização dos estaduais como porta de entrada para a Copa do Nordeste.
“São avanços importantes o aumento das vagas destinadas à Copa do Brasil e a valorização dos campeonatos estaduais no critério de definição das vagas para a Copa do Nordeste. Esses pontos reforçam a relevância das competições regionais e ampliam as oportunidades para os clubes do nosso Estado”, disse.
Carmélio pontuou que haverá um período de adaptação, mas se mostrou confiante nas mudanças. “Temos a convicção de que realizaremos um campeonato estadual ainda mais competitivo e atrativo, consolidando o protagonismo da nossa competição no cenário nacional”, acredita.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
02.10.2025