Novos 110 técnicos da Ematerce são empossados para fortalecer agricultura no Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Novos 110 técnicos da Ematerce são empossados para fortalecer agricultura no Ceará

Novos 110 técnicos da Ematerce são empossados para fortalecer agricultura no Ceará

Compartilhar isso

 

Os novos agentes rurais serão distribuídos em todas as regiões do estado, ampliando o alcance e a qualidade da assistência técnica no campo.

O atendimento aos agricultores cearenses ganha o reforço de novos 110 técnicos para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Nesta terça-feira (21), o Governo do Ceará realizou a posse dos agentes no Palácio da Abolição, em Fortaleza. A cerimônia foi conduzida pelo governador Elmano de Freitas, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz; do presidente da Ematerce, Inácio Mariano; do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará, Raimundo Martins; entre outras autoridades.

O ato representa a continuidade do fortalecimento da Ematerce, que conta atualmente com 554 empregados públicos. Para o governador Elmano de Freitas, a convocação também marca um novo momento para transformar a realidade dos produtores rurais. “Estamos ampliando a assistência técnica, por meio de uma empresa pública, que oferece um serviço gratuito aos nossos agricultores. O grande desafio do campo no Ceará é fazermos o nosso povo mais pobre ter acesso à terra, ao crédito e à assistência técnica, para que, com sua produção, melhore de vida, venda para o mercado local, regional e, no futuro, também exporte a produção”, projeta.

Os novos técnicos têm vínculo celetista e serão distribuídos em todas as regiões do estado, ampliando o alcance e a qualidade dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestados aos agricultores e agricultoras familiares cearenses.

Os agentes integram diferentes áreas de formação e especialidades, entre elas: Engenharia Agronômica; Medicina Veterinária; Tecnólogos em Irrigação; Zootecnistas; Técnicos em Agropecuária; Técnicos em Agroecologia; Técnicos em Agroindústria; Técnicos em Aquicultura; Técnicos em Fruticultura, entre outros.

Um deles é Wallison Vitorino da Silva, de 24 anos, morador da Serra Gravatá, em Jardim, na Região do Cariri. Filho de agricultores, Wallison aprendeu com os pais o cuidado com a terra e, anos depois, aperfeiçoou o conhecimento no curso Técnico em Agropecuária na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dr. Napoleão Neves da Luz.

“Eu sempre gostei da agricultura, mexer com animal, essas coisas. Quando terminei o Ensino Fundamental, tive essa oportunidade de cursar o técnico, onde eu vi essa seleção, e passei. Tomar posse é um momento de emoção e satisfação”, afirma Wallison, que vai assumir o cargo de técnico em Agropecuária.

Quem também traz na bagagem muito conhecimento e disposição é Alcione de Lima, 46, que é formada em Agronomia, Publicidade e Propaganda e História. Alcione, que atualmente reside em Pato Branco, no Paraná, onde também era servidora municipal, fala sobre a escolha do Ceará.

“Minha mãe é do Ceará e meu pai é do Pará. Morávamos em um sítio, produzindo o que comíamos. A minha formação no Instituto Federal do Pará, em Castanhal, foi voltada para agricultura familiar. Estou aqui para somar, para ser um gás novo, e renovar essa demanda da Ematerce perante a agricultura familiar”, enfatiza a nova técnica em Agropecuária da Ematerce.

A conquista também emociona Pedro Emídio, 36, que é médico veterinário e doutorando na Universidade Estadual do Ceará (Uece). “É um sonho a gente ingressar no serviço público, poder levar as tecnologias que a gente aprendeu desde o início da graduação, contribuindo com o Estado, com o produtor rural. Isso é gerar renda e qualidade de vida para o nosso povo”, acredita Emídio.

Essa diversidade de perfis profissionais permitirá à empresa ampliar sua capacidade de atuação tanto nas atividades-fim — ligadas diretamente ao trabalho de campo e ao acompanhamento técnico de produtores — quanto nas áreas de atendimento digital e inovação tecnológica, essenciais para modernizar a Ater pública no Ceará.

Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz defende que o fortalecimento da Ematerce representa mais apoio para homens e mulheres do campo, com incremento de tecnologias, pesquisa e extensão. “Esses técnicos estarão no dia a dia operando as políticas públicas, fazendo com que o trabalhador tenha mais qualificação e conhecimento, porque é impossível pensar em desenvolvimento rural sem conhecimento, pesquisa, e extensão rural e agropecuária”, pontua o secretário.

Fortalecimento

Nos últimos três anos, a Ematerce passa por um processo consistente de fortalecimento institucional, com investimentos em tecnologia, capacitação técnica, renovação dos quadros e ampliação de parcerias estratégicas.

Nesse sentido, foram investidos R$ 4,2 milhões em reformas e modernização da infraestrutura, possibilitando a melhoria dos escritórios locais e regionais.

“Nós somos a única entidade pública de assistência técnica em extensão rural do Brasil a renovar seus quadros em pouco mais de dois anos e meio”, reforçou o presidente da Ematerce, Inácio Mariano.

Na última convocação, em 2022, foram chamados 516 técnicos efetivos, o que representa a maior renovação de pessoal da história recente da empresa e da Ater Pública do país, refletindo o compromisso do Governo do Estado em valorizar e fortalecer a assistência técnica e extensão rural no Ceará.

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - texto
Helene Santos e Carlos Gibaja - Casa Civil - fotos

Cariri Ativo

22.10.2025