Fabricação durou 36 horas e representa marco para a cidade do Sertão Central cearense.

A iniciativa foi promovida pela União dos Produtores de Leite do Sertão Central (Unileite) em parceria com a Prefeitura Municipal de Quixeramobim, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Disputa entre produtores
Na edição 2024, a cidade já havia produzido um queijo de 2.304 kg. O recorde foi superado por Jaguaribe, que registrou 2.703 kg durante a ExpoJaguar, em julho. Com o desafio, os produtores quixeramobinenses fabricaram um novo com 661 quilos a mais.

A conclusão bem-sucedida da peça, que exigiu cuidados rigorosos para assegurar a qualidade e a segurança alimentar, representa um marco para os trabalhadores locais. Mais que uma disputa amigável entre os dois municípios, a produção ajuda a valorizar os derivados lácteos da região.
Após a pesagem oficial, feita com um guindaste, o queijo foi distribuído à população de Quixeramobim, tornando o recorde motivo de celebração coletiva. O público lotou a Via Paisagística e, como já é tradição, levou sacolas e até baldes para garantir seus pedaços.
diariodonordeste.verdesmares.com.br
Cariri Ativo
01.12.2025


