"Quem domina território cearense é o Estado", diz Elmano sobre facção - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

"Quem domina território cearense é o Estado", diz Elmano sobre facção

"Quem domina território cearense é o Estado", diz Elmano sobre facção

Compartilhar isso

 

Declaração do governador veio durante coletiva de imprensa, após questionamento sobre hegemonia do Comando Vermelho (CV) no Ceará / Crédito: FERNANDA BARROS/O POVO

A afirmação ocorreu em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 26, durante assinatura de termo para criação de quatro novos presídios.

Autor Penélope Menezes

Na primeira reunião do ano do Comitê Estratégico de Segurança Integrada (Coesi), realizada no Palácio da Abolição nesta segunda-feira, 26, o governador Elmano de Freitas (PT) ressaltou que “quem domina o território cearense é o Estado do Ceará”.

A declaração, durante coletiva de imprensa, veio após questionamento sobre a hegemonia do Comando Vermelho (CV) no Ceará. O chefe do executivo Estadual apontou a existência de uma “busca de predominância” do grupo criminoso, de origem carioca, diante de outras facções.

“Nós sabemos a disputa entre as facções pelos negócios que elas realizam. Mas quem domina o território cearense é o estado do Ceará, que controla os territórios. O Ceará não tem área, não tem bairro, não tem comunidade que a polícia não entre, não tem bairro que a Polícia Civil não faça suas diligências”, disse.

Elmano assinou termo para aumento de vagas no sistema penitenciário

Na ocasião, Elmano assinou um termo de compromisso para o aumento de cinco mil novas vagas no sistema penitenciário em quatro novos presídios, uma das primeiras medidas anunciadas pelo Coesi em 2026.

A iniciativa prevê a construção de vagas em quatro novos presídios: dois deles com mil vagas cada, no interior cearense, e outros dois com 1,5 mil vagas, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O espaço de construção das futuras unidades ainda será divulgado, com previsão de entrega até o final do ano — “Nós queremos terminar o ano com as 5 mil vagas prontas para serem utilizadas pelo sistema prisional”, afirma o governador. (Colaborou Mirla Nobre)

opovo.com.br

caririativo.blogspot

27.01.2026