Três municípios do Cariri serão beneficiados com poço de alta profundidade para ampliar segurança hídrica - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Três municípios do Cariri serão beneficiados com poço de alta profundidade para ampliar segurança hídrica

Três municípios do Cariri serão beneficiados com poço de alta profundidade para ampliar segurança hídrica

Compartilhar isso

 

Foto: Ascom / SRH

A licitação do projeto, que receberá investimento de quase R$ 29 milhões, está prevista para iniciar em fevereiro deste ano.

Bruna Santos

Os municípios de Araripe, Campos Sales e Salitre, na região do Cariri, serão contemplados com a perfuração de um poço de alta profundidade, a fim de ampliar o  Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) que atende as cidades. O anúncio foi realizado na última quarta-feira (28) pelo governador Elmano de Freitas (PT). 

A licitação do projeto, que receberá investimento de quase R$ 29 milhões, está prevista para iniciar em fevereiro deste ano. “Esses três municípios corriam um risco muito grande de desabastecimento. Agora, esse investimento resolve o problema hídrico das três cidades juntas”, comentou o titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Fernando Santana (PT).

Ao todo, a ampliação do SIAA nos três municípios deve beneficiar cerca de 58 mil pessoas. Destaca-se que a demanda é realizada após a organização de audiência pública com as comunidades, que apontaram a urgência em garantir segurança hídrica. 

 Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é a empresa responsável pelo projeto técnico de perfuração do poço. Nós temos, portanto, um poço funcionando, vamos recuperar outro e perfurar mais um, passando a ter três sistemas fornecendo água à população dos três municípios”, afirmou o governador. 

Outras medidas no Cariri

Segundo a Cagece, outras medidas vêm sendo implementadas para ampliar o fornecimento de águas em Araripe, Campos Sales e Salitre. Entre elas estão ações de redução de perdas e adequações nas captações das estações de tratamento e nas redes de distribuição.

Caso a gente tenha uma quadra chuvosa boa, com reposição de água nos açudes de Campos Sales e Araripe, teremos redundância. Ou seja, teremos tanto as águas dos açudes quanto as dos poços, permitindo que a região se livre definitivamente da escassez hídrica”, projetou o presidente da Companhia, Neuri Freitas.

miseria.com.br

caririativo.blogspot.com

30.01.2026