Bruna Santos
O Complexo Religioso da Beata Benigna Cardoso, em Santana do Cariri, será inaugurado no dia 25 de abril. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (5) durante coletiva de imprensa. Idealizado em 2017, além da imagem da mártir católica — que possui 26 metros de altura — o ambiente contará com templo para missas campais e uma trilha pavimentada chamada de Caminhos do Martírio.
O espaço terá capacidade para comportar até 100 mil fiéis. Segundo o Pároco Pe. Arnaldo Pereira, a data escolhida considera a proximidade de acontecimentos importantes para a igreja católica. “Esse momento foi o mais adequado pelo período, como também pela importância que se tem, porque é bem próximo do momento em que foi exumado o corpo da Beata, há 15 anos atrás quando se preparava para a beatificação. Então é algo aproximado, é também o período pascal”, explicou.
A expectativa é que a celebração seja repleta de ritos religiosos, momentos culturais e show católico. “A programação do dia já está mais ou menos organizada desde as 5 da manhã, com alvorada festiva, celebração pela manhã, visita ao local do martírio, momento celebrativo às 3h da tarde no local do martírio, a retirada da água da cacimba para ser colocada lá na fonte que será abençoada dentro do santuário”, detalhou o pároco.

Anúncio foi realizado nesta quinta-feira (5). | Foto: Guto Vital / Portal M1.
Destaca-se que a nova escultura foi anunciada em abril de 2025 após solicitação dos devotos, por não considerarem que a figura antiga representava as características da santa popular.
Confira a entrevista:
Preparação
A inauguração, esperada por muitos devotos da primeira beata do Ceará, deve reunir milhares de fiéis. De acordo com o prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade (PT), já está sendo desenvolvido um plano para o acolhimento e segurança dos visitantes.
O esquema contará com aumento do efetivo da Polícia Militar, da Guarda Municipal e segurança particular. “Tenho certeza que nós vamos nos preparar para fazer um evento tranquilo, um evento seguro, onde sobretudo as famílias possam participar com conforto e não tenha nenhum tipo de problema”, disse.

Construção da nova Imagem de Benigna Cardoso, em Santana do Cariri. Foto: Ascom / SOP.
Confira a entrevista:
Sobre Benigna
Benigna Cardoso foi beatificada em 2022, na cidade do Crato, com cerimônia presidida pelo arcebispo Leonardo Ulrich Steiner, da diocese de Manaus, escolhido pela igreja católica para representar o Papa Francisco.
Nascida em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri, Benigna foi vítima de feminicídio ainda em sua juventude, no ano de 1941, quando recusou-se a ter relações sexuais com Raul Alves. Após a morte, a menina passou a ser venerada como mártir e heroína da castidade na região do Cariri.
miseria.com.br
caririativo.blogspot.com
06.02.2026


