Frente Parlamentar em defesa da Chapada do Araripe está sendo articulada na Alece - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Frente Parlamentar em defesa da Chapada do Araripe está sendo articulada na Alece

Frente Parlamentar em defesa da Chapada do Araripe está sendo articulada na Alece

Compartilhar isso

 

Chapada do Araripe se estende por território no Ceará, Pernambuco e Piauí. Foto: Aline M. Ghilardi / Ministério do Turismo
Segundo o Relatório Anual de Desmatamento (RAD 2024) do MapBiomas, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe foi a terceira mais desmatada do país em 2024, com a perda de 5.965 hectares. 

Bruna Santos

Está sendo articulada na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) a criação de uma Frente Parlamentar em defesa da Chapada do Araripe. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Renato Roseno (Psol), no dia 3 de fevereiro, ao utilizar a tribuna para alertar sobre o avanço do desmatamento e a importância de defender as áreas de conservação ambiental. 

Segundo o Relatório Anual de Desmatamento (RAD 2024) do MapBiomas, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe foi a terceira mais desmatada do país em 2024, com a perda de 5.965 hectares. 

Além dos dados já considerados alarmantes, ambientalistas da região do Cariri também têm apontado a aquisição de 30 mil hectares de terra para o agronegócio, com perspectiva de chegar a 100 mil hectares. 

Essa destruição não pode ser licenciada com o beneplácito do governo do Estado. Salvar a Chapada do Araripe é salvar a água e as suas fontes, é salvar as suas espécies, a sua fauna e a sua flora, é salvar talvez um dos maiores patrimônios paleontológicos e geológicos que nós temos em todo o Brasil, mas é também salvar as suas comunidades”, disse Renato.

Chapada do Araripe

Chapada do Araripe | Foto: Augusto Pessoa

 

Uma das pautas que deve ser tocada pela Frente Parlamentar, caso formada, é a cobrança da aprovação do Plano de Manejo da APA — que estabelece as diretrizes para uso e ocupação do solo. Já entrei também em contato com a Assembleia Legislativa de Pernambuco e, junto a demais setores e lideranças, buscamos uma articulação interestadual voltada à preservação da Chapada do Araripe”, apontou o deputado.

Mobilizações

Ativistas, coletivos e movimentos sociais têm se movimentado na região do Cariri para construir agendas em defesa da preservação ambiental. No final de fevereiro, o Movimento Salve a Chapada do Araripe realizou um ato político-cultural em defesa da “Caixa d’Água do Sertão”.

A ação integrou a programação do II Seminário Salve a Chapada, que aconteceu no dia 27 de janeiro, na cidade de Exu, em Pernambuco — território que, assim como o Ceará e o Piauí, abrange parte da Chapada.

miseria.com.br

caririativo.blogspot.com

11.02.2026