A queixa aconteceu na Basílica Nossa Senhora das Dores, durante a programação da Romaria das Candeias, e foi transmitido ao vivo.
Rogério Brito
A romeira Perolina Lins, de Maceió (AL), chamou atenção durante uma missa na Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, neste domingo (1º), ao cantar um bendito, tipo de canto popular religioso tradicional, no qual se queixa dos altos valores praticados em ranchos e pousadas durante as romarias na cidade.
“Meu Padre Cícero Romão, me ajude, por favor. É grande a exploração, na cidade do senhor. Nas pousadas e rancharias, os valores são altos demais, e os romeiros sofrendo, sem poder viajar mais”, diz o “Bendito da Carestia”, de composição da própria romeira e transmitido ao vivo.
Assista:
Em outubro do ano passado, o Miséria/M1 noticiou que romeiros relatavam dificuldades para encontrar hospedagem a preços acessíveis. Em alguns casos, pousadas e ranchos com estrutura modesta chegaram a cobrar até R$ 500 a diária. Alguns fiéis acabam dormindo em ônibus ou nas ruas por não conseguirem arcar com os custos.
Diante de denúncias de aumento nos preços de hospedagem e alimentação nos chamados ranchos, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedetur), Wilson Soares, disse à reportagem que a prefeitura atua para conscientizar os proprietários a não explorarem os fiéis.
“Consiste justamente em preparar esses estabelecimentos na acolhida, do ponto de vista de receber bem esses romeiros, mas também de não explorar. A gente está indo atrás desses ranchos para tentar sensibilizar os proprietários desses estabelecimentos com esse intuito. Não é o último momento ali que ele tem para ganhar o dinheiro dele”, afirmou à época.
Leia o bendito na íntegra:
Bendito da CarestiaPerolina Lins
miseria.com.br
caririativo.blogspot.com


