Saúde do Ceará alcança marca de 500 mil cirurgias eletivas realizadas em três anos - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Saúde do Ceará alcança marca de 500 mil cirurgias eletivas realizadas em três anos

Saúde do Ceará alcança marca de 500 mil cirurgias eletivas realizadas em três anos

Compartilhar isso

 

Mais um marco de compromisso com a saúde pública do Ceará. O Governo do Ceará alcançou, nesta terça-feira (21), por meio do Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, a marca de mais de 500 mil cirurgias eletivas realizadas desde 2023 no estado. A notícia foi comemorada pelo governador Elmano de Freitas e pela secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, nas redes sociais.

“Um marco que diz muito sobre cuidado, compromisso e respeito com a nossa gente”, comemorou Elmano. “Isso significa menos tempo de espera, mais qualidade de vida e a chance de milhares de pessoas retomarem suas rotinas com saúde e dignidade”, completou.

O Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas foi criado em abril de 2023 com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas, procedimentos programados e de caráter não urgente. Com financiamento estadual e federal, o programa contabilizou, nos últimos três anos, 501.718 cirurgias eletivas realizadas.

Elmano enfatizou que cada cirurgia significa muito mais do que o procedimento em si. “Cada cirurgia representa uma história, uma família atendida e um problema resolvido. Seguimos trabalhando para ampliar ainda mais o acesso e garantir um atendimento cada vez mais ágil e humanizado, porque cuidar das pessoas é a nossa maior prioridade”, concluiu.

Entre as especialidades contempladas estão cirurgias nas áreas de oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, gastroenterologia, ginecologia, urologia, nefrologia, neurologia e cirurgia vascular. Apenas em este ano, já foram realizadas 50.967 procedimentos deste porte no Ceará.

As unidades da rede estadual com perfil cirúrgico seguem realizando procedimentos eletivos em paralelo à execução do programa, o que contribui para a redução gradual da fila. Vale lembrar que a fila tem caráter dinâmico, considerando a quantidade de operações realizadas e o cadastro diário de novos pedidos.

Texto: Isabella Campos - Ascom Casa Civil

Foto: Carlos Gibaja - Casa Civil e Arquivo Sesa

caririativo.blogspot.com

22.04.2026