TJCE firma cooperação para proteger crianças ameaçadas de morte no Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

TJCE firma cooperação para proteger crianças ameaçadas de morte no Ceará

TJCE firma cooperação para proteger crianças ameaçadas de morte no Ceará

Compartilhar isso

 

TJCE firma Termo de Cooperação Técnica para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes ameaçados de morte no Ceará / Crédito: Zé Vitor / Ascom TJCE/Divulgação
Parceria reúne Judiciário, Executivo, Ministério Público e Defensoria para ampliar atuação do PPCAAM no Estado.

Autor Ana Beatriz Casseb

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) firmou, nessa terça-feira, 7, um Termo de Cooperação Técnica para agilizar a proteção de crianças e adolescentes ameaçados de morte no Estado. A iniciativa integra o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e busca ampliar a articulação entre instituições responsáveis pelo atendimento a esse público.

A assinatura ocorreu na sede do Tribunal, no Centro Administrativo do Cambeba, em Fortaleza, com a participação de representantes do Judiciário, do Governo do Estado, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e da Defensoria Pública do Estado.

Também participaram do momento o promotor de Justiça Rafael de Paula Pessoa, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij), e a coordenadora do PPCAAM, Patrícia Meireles de Brito.

Segundo o TJCE, a parceria pretende agilizar o encaminhamento e a inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco no programa, além de dar mais celeridade aos procedimentos necessários para garantir a proteção dessas vítimas e de seus familiares.

Para o desembargador Everardo Lucena Segundo, supervisor do Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJ) do TJCE, o termo efetiva medidas voltadas à proteção não apenas de crianças e adolescentes, mas também de seus familiares.

Na avaliação do desembargador Francisco Jaime Medeiros Neto, coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJCE, a iniciativa deve contribuir para acelerar as respostas institucionais e garantir maior agilidade na proteção das vítimas e de suas famílias.

A juíza Dayana Tavares, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Boa Viagem, ressaltou que a atuação conjunta entre os órgãos fortalece a união institucional em prol de resultados mais efetivos na proteção da vida de crianças e adolescentes.

PPCAAM atendeu 428 pessoas em 2025

De acordo com a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, o PPCAAM atendeu, em 2025, 141 crianças e adolescentes. Considerando os familiares, o número de pessoas alcançadas chegou a 428 no período.

A secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, afirmou que, com o Termo de Cooperação Técnica, será possível ampliar a conexão direta com o programa, permitindo o fornecimento de subsídios mais adequados para garantir a proteção dos atendidos.

A defensora pública do Estado, Sâmia Costa Farias Maia, destacou que a prioridade à infância está prevista na Constituição Federal e reforçou que assegurar direitos básicos a crianças e adolescentes é uma responsabilidade institucional.

Já a subprocuradora-geral de Justiça de Governança do MPCE, Grecianny Carvalho Cordeiro, avaliou a iniciativa como um momento histórico no fortalecimento das políticas públicas de proteção à infância e adolescência no Estado.

opovo.com.br

caririativo.blogspot.com

09.04.2026