Barbalha: Carregadores do Pau da Bandeira recebem treinamento para agir em situações de emergência - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Barbalha: Carregadores do Pau da Bandeira recebem treinamento para agir em situações de emergência

Barbalha: Carregadores do Pau da Bandeira recebem treinamento para agir em situações de emergência

Compartilhar isso

 

Foto: Guto Vital/Portal M1.

Segundo a organização, o grupo de brigadistas é formado, em sua maioria, por profissionais da saúde, entre enfermeiros, radiologistas e outros trabalhadores da área.

Aysha Quezado

O treinamento de prevenção a emergências com os carregadores do Pau da Bandeira da Festa de Santo Antônio é realizado dias antes do cortejo oficial do mastro, com o objetivo de preparar os participantes para situações de primeiros socorros e prevenir possíveis acidentes durante o percurso.

Segundo a organização, o grupo de brigadistas é formado, em sua maioria, por profissionais da saúde, entre enfermeiros, radiologistas e outros trabalhadores da área. Em entrevista ao Portal M1, o técnico de enfermagem e carregador Cláudio Macedo detalhou as práticas realizadas durante o treinamento. 

“Estamos há três anos com esse grupo, e hoje o treinamento é justamente para atualizar um caso de trauma, um corte contuso, algo que acontecesse durante o percurso do pau da bandeira. No ano passado tivemos poucos incidentes, graças a Deus, e esse ano, se Deus quiser, vai ser do mesmo jeito, sem incidentes”, afirmou o socorrista.

A equipe do Portal M1 acompanhou uma simulação de acidente com trauma cervical, na qual os carregadores demonstraram as medidas que devem ser adotadas em casos como esse.

“O rapaz garantiu a cervical dele para não ter movimento. O outro vai avaliar consciência, ver se tem algum ferimento nos braços, ver o tórax também, o abdômen, a pelve e os membros inferiores. Se a vítima não reclamou de nada, não tem nenhum sangramento, vai fazer uma operação colocando na prancha para transportar para o hospital”, explicou Cláudio.

Confira a reportagem:

miseria.com.br

caririativo.blogspot.com

29.05.2026