Avião da FAB que ‘enxerga’ no escuro encontra os seis pescadores desaparecidos no litoral do Ceará - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

Avião da FAB que ‘enxerga’ no escuro encontra os seis pescadores desaparecidos no litoral do Ceará

Avião da FAB que ‘enxerga’ no escuro encontra os seis pescadores desaparecidos no litoral do Ceará

Compartilhar isso

 

Legenda: SE Pescados passou uma semana sem contato com a terra-firme.
Foto: Arquivo pessoal.

Tripulação estava sem contato desde 27 de agosto; aeronave equipada com sensor infravermelho conseguiu localizar a embarcação

Escrito porItalo Cosmeitalo.cosme@svm.com.br

Os seis pescadores que estavam desaparecidos desde a última semana no litoral do Ceará foram localizados vivos por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) no fim da noite desta quinta-feira (3). A tripulação estava sem contato desde 27 de agosto, quando ocorreu a última comunicação com o barco S.E. Pescados.


A aeronave empregada nas buscas é equipada com sistema de infravermelho, recurso capaz de identificar diferentes temperaturas e permitir a visualização mesmo em condições de escuridão total. A tecnologia auxiliou na localização da embarcação durante a operação.


A Marinha do Brasil também participou das buscas, com o Navio-Patrulha Oceânico Araguari e equipes da Capitania dos Portos. A operação foi coordenada pelo SALVAMAR Nordeste, que mobilizou a comunidade marítima e manteve o acompanhamento da ocorrência.


Não houve posicionamento oficial sobre o estado de saúde dos pescadores. A expectativa é de que mais detalhes sejam divulgados nesta sexta-feira (4).  

Pescadores estavam em viagem de pesca

O S.E. Pescados havia saído de Itarema, no Litoral Oeste do Ceará, em 17 de agosto. A viagem tinha previsão de duração de aproximadamente 30 dias.

A embarcação tinha seis tripulantes: Wilson, mestre do barco; Marciel dos Santos Souza, conhecido como Babidi; Tarciano Alves Oliveira, o Pulga; Francisco Oliveira dos Santos, chamado de Oliveira; Fábio Ferreira da Silva; e Gilson André de Carvalho.

Foto dos pescadores que estavam na embarcação.
Legenda: Foto dos pescadores que estavam na embarcação.
Foto: Reprodução.

Último contato ocorreu em 27 de agosto

O último contato conhecido com a embarcação ocorreu em 27 de agosto. Após a perda de comunicação, a Marinha iniciou uma operação de busca e salvamento na área.


A última posição conhecida ficava a aproximadamente 150 quilômetros ao norte de Fortaleza e 410 quilômetros de Itarema.

Marinha mobilizou embarcações

Durante a operação, a Marinha informou ter contatado 26 embarcações para auxiliar na tentativa de comunicação, vigilância e obtenção de informações sobre o S.E. Pescados.


Além do navio-patrulha, a operação contou com apoio aéreo e de equipes da Agência da Capitania dos Portos em Camocim e da Capitania dos Portos do Ceará.

Localização com apoio de tecnologia

O emprego do avião da FAB foi decisivo para a localização da embarcação. O equipamento infravermelho utilizado pela aeronave permite detectar diferenças de temperatura e produzir imagens mesmo sem iluminação, recurso que amplia a capacidade de busca durante a noite ou em locais de baixa visibilidade.


Após dias de buscas, a localização do barco encerrou o período de incerteza sobre o paradeiro dos seis pescadores.


diariodonordeste.verdesmares.com.br

caririativo.blogspot.com

04.09.2026