A segunda parcela do 13º salário de 2026 será paga mais cedo aos trabalhadores com carteira assinada. O prazo tradicional, de 20 de dezembro, cairá em um domingo. Por isso, o pagamento deverá ser antecipado para sexta-feira, 18 de dezembro.
A primeira parcela mantém o calendário habitual e deverá ser paga até 30 de novembro. Esse primeiro pagamento corresponde, em geral, à metade do salário, sem os descontos. A legislação permite que o trabalhador receba a antecipação entre fevereiro e novembro.
A segunda parcela costuma ser menor porque é nessa etapa que são aplicados os descontos obrigatórios sobre o valor total do benefício, como a contribuição ao INSS e, quando houver incidência, o Imposto de Renda.
Para os aposentados e pensionistas do INSS, o calendário é diferente. O governo federal antecipou o pagamento do 13º salário de 2026, com os repasses realizados nos meses de abril e junho. Quem já recebeu as duas parcelas não terá um novo pagamento no fim do ano, com exceção de segurados que tiveram o benefício concedido a partir de maio.
cearaagora.com.br
caririativo.blogspot.com
06.10.2026


