Vereadores se reúnem em Fórum na cidade de Tarrafas.
O II Fórum de Presidentes de Câmara e Vereadores das regiões do Cariri Oeste e Centro Sul cearense teve início às 9 horas da manha desta quinta-feira, (22), no Plenário da Câmara Municipal de Tarrafas.
Da mesa fizeram parte a presidente do Legislativo vereadora Francisca Arrais, o prefeito de Tarrafas Tertuliano Martins, os representantes do Governo através das secretarias das Cidades e a do Trabalho e Assistência Social, bem como, do coordenador do evento vereador Sílvio Pinto. Ao II Fórum compareceram 50 vereadores de municípios das duas regiões.
o coordenador do fórum, vereador Silvio Pinto, o define como uma proposta para estreitar o diálogo entre o Governo do Estado, através de suas secretariarias, e até mesmo o Governo Federal através dos seus ministérios com os vereadores das duas regiões.
Para Sílvio, as ações dos governos nos municípios estão distantes do conhecimento dos vereadores. “As próprias câmaras municipais querem participar diretamente do direito de reivindicar e cobrar ações inclusivas. Isso porque, é o vereador a autoridade que mais se aproxima das comunidades, sejam urbanas ou rurais. É quem verdadeiramente recebe as lamentações da gente simples, que vive distante do Poder”, garante Sílvio.
Seguindo a programação, a primeira palestra coube ao orientador de células da Secretaria das Cidades, Alberto de Castro, que versou sobre o tema “Águas do Sertão”, um programa do Governo do Estado que está em construção, porque dependerá da conclusão de um convênio entre o Governo do Estado e o banco alemão KFW, no valor de 62,5 milhões de euros, direcionado às comunidades rurais.
O programa será implantado nas 8 bacias hidrográficas do Ceará. Como os recursos são insuficientes para atender aos 184 municípios, a Secretaria das Cidades fará um processo eletivo, de acordo com os critérios do empréstimo.
a Assistente Social da Secretaria de Trabalho e Assistência Social – SETA, Roseli Ferreira, fez um relato sobre o funcionamento da pasta estadual e depois, mostrou aos vereadores a importância das secretárias de assistência sociais nos municípios. Concluiu solicitando a aproximação dos vereadores com as instituições de inclusão, como o CRAS e o CREAS.
O II Fórum deixou todos os participantes satisfeitos, e por se sentirem assim, marcaram o próximo encontro para o Município de Potengi, no mês de maio.
Opinando sobre o Fórum, a vereadora Francisca Arrais, a anfitriã do conclave, afirmou que, “o Fórum foi oportuno e para que os vereadores possam se instrumentalizar de demandas que serão levadas aos governos estadual e federal, visto que, a gente não tinha , determinação para propor aos governantes os anseios da população”, concluiu a presidente da Câmara de Tarrafas.
O vereador Anisio David, enfatizou que esse segundo fórum estar despertando nos legisladores, a sua auto estima para poder encontrar mecanismos que venham, buscar consolidar a auto independência do poder legislativo sobre os demais poderes, e com isso despertar nos vereadores a consciência de que possamos, ter maior autonomia em busca de nossas reivindicações nas esferas estadual e federal.
Mediante uma troca de experiências entre os colegas dos municípios participantes, principalmente a cerca dos temas que estão sendo debatidos, além de nossa união em torno da regionalização do cariri Oeste.
Anisio, afirmou ainda que, no período de 2 a 6 de abril o município de Assaré, estará sediando a Interlege um curso a ser ministrado pelo senado Federal, na área de digitalização visando aperfeiçoar os vereadores e servidores das câmaras municipais, para o melhor desempenho dos parlamentares, visto que hoje temos que acompanhar a evolução no processo de globalização na internet, e no final das oficinas próximo dia 6 de abril, o presidente do senado federal senador Eunicio Oliveira, estará em Assaré. onde ele fará o encerramento, além de discutirmos com ele assuntos, que vem de encontro aos interesses regional.
Reportagem:








