O Centro de Tecnologia Mineral do Cariri (CTMC) vai ser inaugurado nesta quinta-feira (5), às 16 horas, em Nova Olinda, com a presença dos secretários da Casa Civil, Nelson Martins, e da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda. A nova Unidade Tecnológica de Beneficiamento da Pedra Cariri é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e vai agregar valor e competitividade à Pedra Cariri proveniente das jazidas de Nova Olinda e Santana do Cariri.
A ideia é reduzir perdas, viabilizando o desenvolvimento de novos produtos, como artesanatos e artefatos minerais. O Centro será uma ferramenta importante para fomentar o desenvolvimento econômico e social na região.
O secretário Inácio Arruda comemora a iniciativa do Estado ter recuperado equipamentos que estavam parados há anos e que, agora, servirão para fomentar o setor de mineração no Cariri.
Todo o material recebido será triado e terá procedência e legalização registrada. Os fósseis possivelmente encontrados neste rejeito serão depositados no Museu de Paleontologia de Santana do Cariri. A unidade terá auto-suficiência financeira através de recursos obtidos com o beneficiamento e comercialização de placas de calcário.
Para a execução do projeto, foram investidos quase R$ 860 mil provenientes do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT). A reforma e adaptação do galpão durou cerca de um ano e custou mais de R$ 431 mil.
Serviço:
Inauguração do Centro de Tecnologia Mineral do Cariri
Data: 5 de abril de 2018
Local: Rodovia CE- 166. Distante 2 km do Centro de Nova Olinda.
Hora: 16h
Fhilipe Augusto
Repórter de Rádio
Wilson Zanini
Gestor de Reportagem
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Gabinete do Governador