Neste sábado (28) em solenidade que será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Santana do Cariri, o Escritor Sandro Cidrão, será empossado na
Cadeira nº 12 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE. O escritor
que escolheu como Matrona – Generosa Amélia da Cruz.
A Academia de Letras do Brasil/Araripe-CE é uma entidade regional que congrega personalidades culturais do Cariri Oeste.
Tem sede na cidade de Araripe-CE. O objetivo da academia é zelar pelo patrimônio histórico e literário do cariri oeste.
A Seccional regional Araripe congrega dez municípios :
Santana do Cariri, Nova Olinda, Altaneira, Potengi, Araripe, Campos
Sales, Salitre, Tarrafas, Assaré e Antonina do Norte.
DADOS BIOGRÁFICOS DE RAIMUNDO SANDRO CIDRÃO
DADOS PESSOAIS: Nascido em Santana do Cariri-CE, no dia 22 de março de 1962, formado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Crato- FFC, com Pós-Graduação em Ensino de Língua Inglesa, pela URCA - Universidade Regional do Cariri, tendo como profissão: o Magistério e a Arte Educação.
ATIVIDADES QUE EXERCE: Professor, Artista Plástico, Cordelista, Poeta, Escritor, Teatrólogo, Historiador, Fotógrafo, Compositor, Regente de Coral, Folclorista.
PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES COM CLASSIFICAÇÃO: - Programa BNB de Cultura 2008, com o Projeto “Reescrevendo Patativa do Assaré”, na Categoria “Literatura”, evidenciando a Obra desse poeta; que resultou numa produção coletiva dos alunos envolvidos no projeto.
- Concurso Estadual de Fotografia, promovido pela Assembleia Legislativa do Ceará (3º lugar).
- III e IX Edital de Incentivo às Artes do Ceará, com o projeto “Restaurando a Memória Fotográfica Santanense” e “Preservando a Memória Histórica do Município”.
- Oficineiro do Ponto de Cultura “Memória, tradição e Arte” do C.D.E., em Santana do Cariri nos anos de 2009 e 2010, objetivando resgatar danças e tradições populares como: Lapinha, Pastoril, Reisado, São Gonçalo, Pau de fita, Maneiro Pau, etc.
- Jurado do Festival Regional de Quadrilhas Juninas, realizado no Município de Altaneira pelo Governo do Estado do Ceará e a FEQUAJUCE.
- I Edital “Ceará da Paixão”, bem como outras edições, com o Projeto Teatral “O Calvário de Jesus”, executado durante a “Semana Santa”.
- XVII Edital Ceará Junino 2015, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com o Projeto “Arraiá de Patativa”.
REALIZAÇÕES e CRIAÇÕES: Criação do Projeto “Casarão Cultural”; I Festival de Quadrilhas Juninas de Santana do Cariri; Realização da I feira de Cultura e Artesanato; Criação de Corais Estudantis com o Projeto “Cante e seus males espante”; Exposição de Arte “Resgates”-2006; Exposição da Pinacoteca Santanense -2007; Criação dos Grupos de Danças Juninas do Pau de Fita, São Gonçalo, Maneiro Pau e Pisa e Mí; Exposição fotográfica do Projeto “Restaurando a Memória Fotográfica Santanense”- 2007; “Retrospectiva Cultural-2009”; Exposição do acervo da 1ª professora formada de Santana: Ana Feitosa”; Exposições de Artes Plásticas diversas, individuais e coletivas; I Show de talentos com Artistas da Terra; Exposição Temática “Raridades da Memória Santanense”; “Preservando a Memória Histórica do Município”-2014; dentre outros, como os espetáculos teatrais “Oratório de Sant’Ana”, “A Mártir da Pureza” e o musical “Noite Santa”.
- Criação do Centro Educacional e de Cultura Artística Senhora Sant’Ana em 1999, da Sociedade Teatral Santanense em 2005 e do Espaço Literário Poeta Maranhão, em 2014.
- Criação do Movimento em prol da Mártir Benigna - Jovem tida como “Heroína da Castidade” e “Santa” pela população – no qual dirigiu a Comissão Histórica do Processo de Beatificação dessa “Serva de Deus” em sua fase diocesana, introduzido no Vaticano, já em sua fase Romana, sendo este o primeiro Processo de Beatificação do Estado do Ceará, autorizado pela Congregação para a Causa dos Santos, da Santa Sé, em Roma.
- Criação do Museu da Memória Histórica Santanense, Espaço Literário Poeta Maranhão e da Benigna Arteimagens.
- No período de 12 a 14.11.15 realização de sua primeira mostra de artes plásticas na cidade de Natal, nas dependências da Câmara Municipal.
- No período de 12 a 14.11.15 realização de sua primeira mostra de artes plásticas na cidade de Natal, nas dependências da Câmara Municipal.
PUBLICAÇÕES: Livros: “Resgatando a Memória de Santana do Cariri”, “Pedaços de Mim”, “Ainda Resgatando”; “Resgatando a História do Município de Altaneira”; “Reescrevendo Patativa...”; “Você Sabia?”; “Benigna, Mártir da Pureza”; “Hinos e Canções” ,“Resgatando uma História de Fé: Benigna”, "Revivendo o Passado" r Resgatando a Memória..." - 3ª edição - atulizada e revisada.
Catálogo: “Restaurando a Memória Fotográfica Santanense”.
Revista: “O Calvário de Jesus”.
Cordel: “O Pulmão do Cariri”
Informativo: “O Futuro Passa aqui”
- Diversas matérias em jornais, informativos e revistas, bem como em emissoras de TV.
Encontra-se no prelo o mais novo livro: "Madrinha da Farmácia - Peregrina da Fé."
TÍTULOS: “Destaque Cariri-Oeste”- 1º lugar na categoria “Melhor Fotógrafo”, pela Estância Vale da Serra Produções Artísticas; Destaque Especial no Concurso Nacional de Poesias, promovido pela Revista Brasília; Destaque como Diretor Cultural, pela apresentação do Grupo estudantil de Quadrilha junina “Arraiá de Patativa”; Destaque Cultural pela exibição do Espetáculo “O Calvário de Jesus”, durante 18 anos; Destaque especial pelo apoio ao Projeto sobre a heroína santanense Benigna Cardoso da Silva, como historiador pesquisador; Destaque Municipal 2015, na categoria “Artista da Terra”.
Em 23 de novembro de 2015 recebeu da Câmara Municipal de Santana do Cariri, a maior honraria da casa: a comenda Padre Cristiano Coelho, pelos relevantes e singulares trabalhos prestados ao município.
No dia 04 de maio de 2016 foi homenageado como escritor, pela Escola Wellington Belém de Figueiredo, na cidade de Nova Olinda-CE, no "Projeto Café Literário", num evento cultural marcante e participativo, sob coordenação da Professora Luciana França.
Em 5 de agosto de 2017 foi escolhido para ocupar a cadeira nº 12, da Academia de Letras do Brasil/ Seccional Regional Araripe-CE, tendo como matrona Generosa Amélia da Cruz. A instalação da Academia e posse dos acadêmicos, com título de IMORTAL, se deu em 28.11.2017, na cidade de Araripe, com grande festa de diplomação, homenagens e jantar de confraternização.
Em 5 de agosto de 2017 foi escolhido para ocupar a cadeira nº 12, da Academia de Letras do Brasil/ Seccional Regional Araripe-CE, tendo como matrona Generosa Amélia da Cruz. A instalação da Academia e posse dos acadêmicos, com título de IMORTAL, se deu em 28.11.2017, na cidade de Araripe, com grande festa de diplomação, homenagens e jantar de confraternização.
O blog Cariri Ativo parabenizar Raimundo Sandro Cidrão e deseja muito sucesso sempre.