Na família da Ana Caroline Santos, o Bolsa Família faz muita diferença no orçamento. Desempregada e mãe de dois filhos, os 191 reais que recebe do programa é a única renda da família. Ela diz que a prioridade é garantir comida na mesa para os filhos.
Este mês, 1.521 famílias beneficiárias que vivem em Brumadinho, em Minas Gerais, podem sacar o dinheiro já no primeiro dia de pagamento, sem precisar seguir o calendário do programa. O município está em situação de calamidade pública por conta do rompimento de uma barragem com rejeitos de minério. Os beneficiários que perderam o cartão do Bolsa Família, bem como documentos, poderão fazer o saque por meio de uma guia de pagamento que deve ser obtida junto à gestão municipal do programa.
A antecipação do pagamento para os beneficiários de Brumadinho vai ajudar as famílias mais carentes e movimentar o comércio local, como destaca o ministro da Cidadania, Osmar Terra.
Neste mês de volta às aulas, os beneficiários precisam estar atentos. Manter as crianças e adolescentes entre seis e 17 anos na escola é um dos compromissos assumidos pelas famílias ao ingressarem no programa. A cada mudança de escola, o responsável familiar deve atualizar as informações no Cadastro Único, em especial no início do ano letivo. Além disso, crianças menores de sete anos devem estar com o calendário de vacinação em dia e as gestantes precisam fazer o pré-natal.
O pagamento do Bolsa Família é feito de acordo com o Número de Inscrição Social, o NIS, que está impresso no cartão do programa. Os que terminam com o final 1 podem sacar no primeiro dia de pagamento. Os com final 2, no segundo dia, e assim por diante. Os recursos ficam disponíveis para saque por até três meses.
Para mais informações sobre o programa, acesse cidadania.gov.br.
Fonte: Ascom/MDS
18.02.2019
Reportagem, Carolina Graziadei


