Manifestação contra a reforma da previdência no Cariri - Foto: Wesley Lima
A medida afeta desde estudantes do ensino fundamental até o superior comprometendo a distribuição de livro didático e merenda escolar.
Por Adriano Duarte
No próximo dia 15, diversas cidades do Cariri devem parar suas atividades no serviço público de forma simultânea em protesto contra os cortes de verba na Educação estabelecidos pelo Governo Federal. As manifestações ocorrerem em Altaneira, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha e diversos outros municípios da região e do Brasil, como forma de demonstrar a insatisfação com a medida.
No “Dia Nacional de Paralisação em Defesa da Educação” cada cidade deve realizar um ato específico chamado por sindicatos ligados à educação e serviços públicos. Em Juazeiro do Norte, a manifestação marca a abertura da greve geral dos servidores municipais, aprovada em assembleia por diversas categorias. O ato está previsto para as 8 horas da manhã, com concentração ao lado da CRED 19 e caminhada até o centro da cidade.
Já na cidade do Crato, a concentração está prevista para as 7h30 na Praça da Sé. O protesto envolve ainda a pauta sobre a reforma da previdência, que tramita no congresso nacional. Representantes das entidades que chamam os atos destacam que todas iniciativas da atual gestão só pesam contra a classe trabalhadora e os mais pobres.
Os atos se estenderão aos municípios como em Barbalha, quando ocorrerá manifestação na Praça Engenheiro Dória (Praça da Estação), todos com panfletagem, tribuna aberta ao público, caminhada e coleta de assinatura dos participantes e membros da população que dizem não aos cortes de até 45% na educação e aperto nas regras para aposentadoria. No caso da educação, a medida afeta desde estudantes do ensino fundamental até o superior comprometendo a distribuição de livro didático e merenda escolar.
Fonte: badalo.com.br
14.05.2019


