A nomeação do professor Cândido Albuquerque como reitor da Universidade Federal do Ceará, o que foi confirmado pelo Diário Oficial da União, em edição suplementar no fim da noite dessa segunda-feira, provocou reações no meio universitário.
Professores, alunos e servidores marcaram para as 18 horas desta terça-feira, no cruzamento da avenida da Universidade com 13 de Maio, um ato de protesto. Esses grupos avaliam a nomeação de Cândido, o último na consulta universitária, com 610 votos, como uma “intervenção”. O mais votado foi Custódio Almeida, que obteve mais de 7 mil votos na consulta e 47 votos no Conselho Universitário, onde Cândido obteve 25 votos.
Eles prometem lutar em defesa da autonomia, democracia e direitos na UFC. Durante toda esta terça-feira, um comitê em defesa da autonomia promete dar plantão nos jardins da reitoria da Instituição.
A lista tríplice para reitor da UFC, que inclui a professora Maria Elias, fora encaminhada para o MEC em junho último.
DETALHE – Reação do gênero contra a nomeação de um reitor na UFC ocorreu quando o professor Antônio Albuquerque foi nomeado em 1991 para o cargo. Ele não foi o mais votado. Houve protestos, manifestações, mas Albuquerque concluiu seu mandato e deixou o cargo com trabalho reconhecido.
Fonte: blogdoeliomar.com.br
(Foto – Evilázio Bezerra)
20.08.2019