Vereador João Cabral/ Foto: Redes Sociais
Por Felipe Azevedo
O vereador João Cabral (PT) de Santana do Cariri registrou boletim de ocorrência relatando ameaças de morte. Ele diz que haveriam motivações políticas de adversários após uma série de pronunciamentos relatando denúncias do Executivo. O parlamentar não mencionou, no entanto, nenhum nome que poderia estar por trás das ameaças.
O documento foi registrado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato na tarde do dia 01 de agosto, Quinta Feira. O parlamentar relatou que recebeu a ligação do ex-prefeito Jesus Werton Garcia, alertando que "sua morte estava paga", de acordo com os registro do boletim.
Em conversa com o Miséria, Jesus Werton afirmou que um homem o telefonou no último Sábado dia 27 de Julho, informando que lhe fora oferecido R$ 30 mil para executar o crime e matar João Cabral. O mandante, no entanto, não foi informado. "Tenho uma encomenda para o vereador", teria dito.
"Eu fiquei preocupado, chamei três amigos e fomos até o João avisar o que estava ocorrendo, isso na noite do dia 28 de Julho", contou Jesus Werton Garcia à reportagem. Uma vez alertado, o vereador registrou o boletim e mudou a rotina. "Agora ando mais atento, minha família está preocupada, mas vou terminar o mandato."
João Cabral foi o vereador mais votado nas últimas eleições, com 815 votos. Os relatos de ameaça motivaram uma nota de repúdio assinada pelo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, lançada no dia 02 de agosto.
"A direção do Partido dos Trabalhadores do Ceará vem publicamente denunciar e repudiar as ameaças que estão sendo produzidas contra o vereador João Cabral de Santana do Cariri.Manifestamos nossa incondicional solidariedade ao vereador João Cabral, na confiança de que as autoridades competentes promoverão a imediata e rigorosa apuração dos fatos de modo e identificar e punir os responsáveis", diz o texto.
ÍNTEGRA DA NOTA DO PT:
Nota de repúdio
A direção do Partido dos Trabalhadores do Ceará vem publicamente denunciar e repudiar as ameaças que estão sendo produzidas contra o vereador João Cabral de Santana do Cariri.
Num estado democrático de direito o debate político de alto nível deve ser mantido sem o uso da violência. João foi o vereador mais bem votado do município e atua fortemente na oposição da atual gestão de Santana do Cariri.
É inaceitável que indivíduos sejam penalizados pela manifestação de ideias e por fazer a militância no que se refere à defesa dos direitos dos trabalhadores. Portanto, manifestamos nossa incondicional solidariedade ao vereador João Cabral e cobramos das autoridades policiais e judiciais a identificação e punição dos indivíduos.
Direção Estadual do PT Ceará
02 de agosto de 2019
Ofícios foram enviados do gabinete do deputado estadual Elmano Freitas(PT) e para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará. João Cabral deve participar da sessão desta quinta (8) na Câmara de Santana do Cariri, e abordará o assunto.
" Vou ate o fim neste, isso não se diz ou fala nem de brincadeira, a policia do estado já esta apurando minuciosamente este caso, que tudo seja esclarecido e os culpados punidos" Assim falou o Vereador João Paulo Cabral.
Fonte: miseria.com.br
com alguns complementos do Radialista Geanio Felipe
08.08.2019