SANTANA DO CARIRI - PODER LEGISLATIVO REALIZA COM MUITO SUCESSO SESSÃO SOLENE NA ÚLTIMA TERÇA FEIRA DIA 10 DE SETEMBRO - Cariri Ativo - A Notícia Com Credibilidade e Imparcialidade
Anúncio

SANTANA DO CARIRI - PODER LEGISLATIVO REALIZA COM MUITO SUCESSO SESSÃO SOLENE NA ÚLTIMA TERÇA FEIRA DIA 10 DE SETEMBRO

SANTANA DO CARIRI - PODER LEGISLATIVO REALIZA COM MUITO SUCESSO SESSÃO SOLENE NA ÚLTIMA TERÇA FEIRA DIA 10 DE SETEMBRO

Compartilhar isso

O Poder Legislativo de Santana do Cariri realizou na terça-feira, dia 10 de Setembro de 2019, com início ás 09:05 horas, no Plenário José Homem de Sousa Filho, Sessão Soleneem Homenagem às Autoridades e Personalidades que se destacam e contribuem na Luta em Defesa dos Direitos da Mulher no Estado do Ceará; bem como, enaltecer a “Serva” de DEUS Benigna Cardoso da Silva, Mártir da Pureza, em Santana do Cariri e em todo o Estado do Ceará”.

 A referida Sessão foi um Requerimento de autoria da Presidente da Câmara Municipal, Vereadora Luciene Soares, que teve por objetivo primordial prestar justa homenagem ás autoridades e personalidades de suma importância na luta em defesa das mulheres, em especial a mulher cearense, bem como, promover a implementação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Santana do Cariri - Ceará, além de divulgar as Leis Estaduais N.ºs 16.892; 16.906 e 16.912, todas de autoria do Deputado Antônio Valdenizo da Costa (Nizo Costa), que versam sobre a Romaria de Benigna e seu legado.

 No evento compareceram os Vereadores: João Paulo Cabral – Vice Presidente da casa; Lucas Matias – Secretário; Fernando Maia; Samuel Werton; Tonhão Temóteo e Eduardo Freire. Os demais edis foram convidados mas não compareceram e nem justificaram suas ausências. A presente sessão contou ainda com as presenças de várias autoridades estaduais, municipais e de outras cidades do Cariri.

 A cerimonialista Bruna Soares, convidou a todos a se dirigirem ao pátio da Câmara para hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Ceará e do Município que foram hasteadas respectivamente pela Presidente da Câmara, Luciene Soares; pelo deputado estadual Nizo Costa; e pelo Padre Paulo Lemos Pereira.
 Após o hasteamento das bandeiras foi oferecido um coffee break aos presentes, enquanto a cantora Francivânia Alves, conhecida como “Cici”, ficou alegrando o ambiente com interpretações de músicas com temática em defesa mulher.

A cantora santanense Sra. Conceição Nuvens foi convidada para cantar o Hino de Benigna, letra e música do senhor Raimundo Sandro Cidrão e arranjo de Chico Palmeira, acompanhada pelo violão de José Ferreira Pires, conhecido popularmente como “Dudé”.

 A composição da mesa assim ficou: a Presidente da Casa, Sra. Luciene Soares; o deputado estadual Nizo Costa, que também é autor das seguintes Leis Estaduais, já mencionadas: N.º 16.892, de 23 de Maio de 2019, que “Institui o dia 24 de Outubro como Dia de Combate ao Feminicídio no Estado do Ceará”; N.º 16.906, de 18 de Junho de 2019, que “Institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará a Romaria da Menina Benigna no Município de Santana do Cariri”; e N.º 16.912, de 27 de Junho de 2019, que “Declara como evento de destacada relevância Histórica, Turística e Cultural do Estado do Ceará a Festa Turística Religiosa “Romaria da Menina Benigna”, no Município de Santana do Cariri”, essa com co-autoria do Dep. Elmano de Freitas; o deputado estadual Davi Macedo; o Padre Paulo Lemos Pereira; a Presidente da União das Vereadoras do Estado do Ceará, sra. Lívia Maia, que também está Vereadora da cidade de Limoeiro do Norte; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense, sra. Ana Verônica Barbosa Isidório; a professora e integrante do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará, sra. Dolores Aronovich Aguero, conhecida popularmente como “Lola”; a Coordenadora do Centro de Referência da Mulher da cidade de Crato, sra. Aldilene Fernandes; sra. Lindalva Batista, Vereadora da cidade de Tabuleiro do Norte; a Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social da cidade de Crato, sra. Cícera Edvânia da Costa Gonçalves e o Vereador Fernando Maia, representando o deputado estadual e Vice Presidente da Assembleia Legislativa, Sr. Fernando Santana.

As alunas Ana Hellen e Ana Clara, estudantes e integrantes do Projeto Brincando com Artes, para recitarem um cordel que faz referência ao tema de luta e defesa da mulher. A Presidente da Casa fez abertura oficial da Sessão.
 Em seguida aconteceu entrega das placas em homenagem as autoridades que se destacam e contribuem na luta em defesa da mulher. As referidas placas foram confeccionadas em pedra cariri. Ainda no evento foi lido o Ofício 106/2019 recebido do Vereador Ary Gomes do Nascimento justificando sua ausência na presente Sessão e agradecendo o convite recebido da Presidente. O Vereador Fernando Maia fez justificativa da ausência do deputado Fernando Santana, uma vez que já estava confirmado sua presença, mas ele precisou assumir a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, uma vez que o governador Camilo Santana viajou para fora do Brasil, juntamente com a Vice-Governadora.




 O Diretor Regional do Detran de Juazeiro do Norte , sr. José Fernandes Maia enviou oficio, justificando sua ausência e desejando sucesso na Sessão.

PRONUNCIAMENTOS:
Em seu pronunciamento o Padre Paulo Lemos Pereira falou do histórico da causa de Benigna Cardoso e a que ponto se encontra o processo de beatificação que se encontra bem adiantado. “ A romaria é de todos nós, por isso devemos nos engajar para aprimoramos ainda mais a acolhida dos devotos” disse Padre Paulo.

A professora Dolores Aronovich Aguero (Lola) falou do seu trabalho em defesa da mulher e que foi homenageada em 2018 com a Lei LOLA que atribui a Polícia Federal a responsabilidade pela investigação dos conteúdos misóginos na Internet. Disse Lola: “Mesmo com a lei em vigor não me sinto segura, minha família sofre todo tipo de ameaça, mas isso não vai me fazer parar, pelo contrário me fortalece em luta cada dia mais”

Ana Verônica Barbosa Isidório falou na luta em defesa da mulher caririense e que as mulheres devem ocupar cada vez mais espaços nas instituições. “Se não podemos estar na composição dos poderes constituídos, devemos ocupar as ruas, pois foi nesse movimento de ruas que conseguimos muitos direitos” assim falou a Ana Verônica.

A Vereadora de Limoeiro do Norte, Lívia Maia e Presidenta da União das Vereadoras do Estado, em seu pronunciamento parabenizou a Vereadora Luciene pala iniciativa e que todos devem se unir em defesa da mulher, que tem hoje a menina Benigna como símbolo de combate ao feminicídio em nosso estado.

A Vereadora de Tabuleiro do Norte, Lindalva Batista, fez um relato de sua trajetória de vida para chegar onde chegou e representar seu povo no Legislativo do seu município e que as mulheres não devem se acovardar e sempre irem à luta.

Cícera Edvânia Gonçalves usou da palavra e encorajou todas mulheres em seguir unidas para fazer valer os direitos adquiridos e que as Secretarias Sociais assistam mais as mulheres que por ventura venham a precisar.


O deputado estadual Davi Macedo disse que se sentia muito feliz por participar de um evento de tamanha relevância e colocou seu mandato a disposição e que a exemplo de Benigna, em Juazeiro do Norte, também existe uma causa parecida.

Falando das Leis existentes, o deputado estadual Nizo Costa falou que muito pouco ainda foi feito e quando se tratar em defender a mulher “devemos unir forças” e que a exemplo da menina Benigna outras mulheres sintam-se fortalecidas a lutares contra todo tipo de agressão. E que o exemplo da Vereadora Lindalva mostra que quando a mulher não se cala todas as outras mulheres ganham na luta. “Eu ainda sinto que muito pouco foi feito em torno desse movimento de Benigna, pois ela merece muito mais, e com relação em proteção a mulher essa luta é diária e assim estamos à disposição” falou Nizo Costa.

Finalizando os pronunciamentos a autora da Sessão, Vereadora Luciene Soares, falou que se sente numa responsabilidade enorme no que tange a defender a mulher, pois o índice de feminicídio no estado é alarmante e que não se pode calar. Falou da responsabilidade de cada instituição em fazer seu trabalho acontecer para que esse índice seja diminuído. Falou do trabalho das mulheres presentes no evento e que diante delas se sentia pequena, mas com tantos exemplos presentes se fortalece juntamente com elas a defender a mulher cearense, em especial a santanense. Agradeceu a presença de todos: dos funcionários do Poder Legislativo que se empenharam em realizar tamanho evento; e dos parceiros que não mediram esforços para que o evento acontecesse.

 “É uma emoção que você nem imagina que estou sentindo neste momento, e da responsabilidade que tenho neste tema de tamanha relevância, pois sou mulher e sei que existe tantas e tantas mulheres que se sentem desprotegias e não se encorajam em denunciar seus agressores, que muitas vezes são seus próprios companheiros” falou a Presidente Luciene Soares.
No encerramento foi convidado para entoar o Hino BENIGNA, MARTIR DA PUREZA - LETRA E MUSICA IR. MÍRIA TEREZINHA KOLLING, a sra. Penha Heliodório e João Gonçalves da Silva, conhecido por “João de Dedim”, acompanhados pelo violão de “Dudé”











A Sessão Solene foi transmitida pela Rádio Comunitária Santana Fm 104.9 pelo site: comunitariasantanafm.com.br pela RadiosNet e face page Câmara Santana.

Reportagem – Radialista Geanio Felipe.

Fotos: Joedson Kelvin

12.09.2019